Gestores avaliam primeira etapa da Reitoria Itinerante

2. março 2012 | Escrito por | Categoria: Gestão, Matérias, Reitoria

Fevereiro foi um mês de intenso trabalho para a reitoria e os pró-reitores do IF-SC. A data marcou o início do projeto Reitoria Itinerante que tem por objetivo estreitar a relação entre os campi e os novos dirigentes do Instituto. Em nove dias, 20 cidades receberam a visita da reitora e dos pró-reitores que se reuniram com os servidores de todos os campi – além da Reitoria – para discutir o papel do IF-SC.

Após a rodada de viagens pelo estado, a reitora do IF-SC, Maria Clara Kaschny Schneider, avalia o projeto como positivo. “Estou muito feliz com a conclusão da primeira etapa da Reitoria itinerante, pois, os integrantes da equipe gestora puderam conhecer as diferentes realidades e condições do IF-SC e a complexidade de cada um dos nossos campi”, destaca. A reitora ressalta ainda a inserção do Ensino nessa etapa. “É fundamental que a concepção dos Institutos esteja disseminada para todos os servidores, docentes e técnicos administrativos, para que todas as nossas atividades levem a identidade do IF-SC na comunidade”, explica.

De acordo com o diretor de desenvolvimento de ensino do IF-SC, Paulo Roberto Wollinger, o Projeto Reitoria Itinerante é um marco do início da nova gestão do IF-SC. “Estamos conhecendo a oferta educativa de cada campus e seus servidores, conversando, discutindo, argumentando, enfim: consolidando nosso planejamento, sintonizado às demandas dos campus em direção à finalidade do IF-SC que é ‘formar e qualificar profissionais no âmbito da educação profissional e tecnológica'”, afirma.

O pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, Andrei Cavalheiro, diz que as visitas aos campi confirmou a necessidade do projeto diante das manifestações dos servidores sobre a importância dos gestores conhecerem a realidade e as demandas de cada localidade. “Percebemos também que foi uma maneira mais eficiente de passar orientação e esclarecimentos sobre a identidade, políticas e diretrizes institucionais diretamente no campus”, conta.

Para a pró-reitora de Administração, Elisa Flemming Luz, a Reitoria Itinerante possibilita a integração dos campus e a disseminação da gestão em rede, colaborativa e solidária. “Conhecer os detalhes de cada campus, as obras que estão sendo realizadas, conhecer pessoalmente as pessoas que interagimos quase que diariamente é extremamente importante para concretizar os objetivos traçados para essa gestão”, relata.

Essa mesma percepção teve o pró-reitor de Extensão e Relações Externas, Golberi de Salvador Ferreira. “Foi muito interessante descobrir presencialmente as diferenças e características de cada campus”, diz. Para o pró-reitor, esse trabalho possui uma importância vital, não apenas para que a Reitoria se aproxime dos campi, como também conheça cada realidades.

O pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e inovação, Mário de Noronha Neto também considerou positivo ouvir diretamente os servidores dos campi e as demandas específicas. Nesta primeira etapa, a PRPPGI esteve presente em dois campi e abordou temas sobre pesquisa, pós-graduação e Núcleo de Inovação Tecnológica. “A experiência proporcionou aos servidores dos campi visitados um momento para conhecerem melhor a equipe da PRPPGI e suas principais metas”, relata.

A reitora do IF-SC acredita que o desafio agora é continuar com essas atividades, conciliando o calendário
acadêmico com as atividades de gestão e a necessária inserção da Reitoria com os alunos. A segunda rodada do projeto ocorrerá entre março e abril, priorizando a visita da Pró-Reitoria de Ensino aos campi que ainda não receberam a visita dos gestores da área, mas também levando pelo menos mais uma pró-reitoria aos campi por onde a pró-reitoria de Ensino já passou.

O que você achou do projeto Reitoria Itinerante? Dê sugestões para a próxima etapa. Deixe seu comentário abaixo.

Tags:

Um comentário até o momento. em "Gestores avaliam primeira etapa da Reitoria Itinerante"

1. Caroline Lengert Guedes disse:

Considero relevante este projeto da reitoria itinerante, principalmente porque os pro-reitores conseguem perceber melhor a realidade de cada campus na visão dos servidores e nao apenas dos gestores, pois estes ultimos nem sempre expressam a verdadeira realidade vivida no campus. Acredito na importância dos pro-reitores, durante estas visitas, ouvirem mais os servidores, passarem nos setores, conhecerem realmente a realidade dos campi.