IF-SC realiza ato de entrega do Campus Lages à comunidade

5. março 2012 | Escrito por | Categoria: Câmpus Lages, Eventos, Gestão, Matérias
O Instituto Federal de Santa Catarina (IF-SC) realizou na última sexta-feira, dia 2, o ato de entrega do Campus Lages à comunidade, um evento que marcou a finalização das obras externas, como estacionamento, muro e portaria. O evento teve a participação de aproximadamente 400 pessoas.

O IF-SC não tratou a cerimônia como inauguração oficial do Campus Lages, pois ela havia ocorrido num evento em Brasília no final de 2010, com a participação do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Na ocasião, foi dada a autorização de funcionamento do campus, que iniciou as aulas no primeiro semestre de 2011. “O prédio já estava pronto, mas optamos por fazer esse evento em Lages quando a urbanização estivesse concluída. Para nós, é um marco, pois conseguimos completar todas as obras”, explica a diretora-geral do campus, Raquel Matys Cardenuto.

A reitora Maria Clara Kaschny Schneider destacou em seu discurso que o ato de entrega oficial do campus à comunidade foi um dia importante para a instituição. “É uma momento de muita alegria para nós, pois aqui está o resultado do trabalho de muitas pessoas”, disse. Ela ressaltou, ainda, que o IF-SC vem transformando a vida de milhares de catarinenses e acredita que o mesmo ocorrerá na região serrana.Falando em nome dos alunos, a estudante Maria Aldete de Lorenzi, do curso técnico em Biotecnologia, falou sobre as oportunidades que o IF-SC trouxe para os cerca de 550 alunos que já passaram pelos cursos do Campus Lages. “A formação técnica que recebemos vai ser importante para nos incluirmos no mercado de trabalho e, no IF-SC, temos a chance de recuperar o tempo ‘perdido’ nos percalços da vida”, afirma.A ministra das Relações Institucionais do governo federal, Ideli Salvatti, que acompanhou o processo de expansão do IF-SC como senadora, falou sobre a importância do envolvimento das comunidades locais na criação de novos campi. Já o prefeito Renato Nunes de Oliveira, acredita que o Instituto Federal vai colaborar para a qualificação dos profissionais da região serrana e ajudar a tornar Lages uma cidade cada vez melhor.

Os deputados Carmen Zanotto (federal) e Elizeu Mattos (estadual), o secretário-executivo estadual de Assuntos Estratégicos, Paulo César da Costa, e o diretor industrial da empresa Klabin, Sadi Carlos de Oliveira, também discursaram e destacaram a importância do IF-SC para o crescimento econômico da região.

Oportunidades

O Campus Lages do IF-SC funciona atualmente com 42 servidores, sendo 21 23 professores e 21 22 técnicos administrativos. São oferecidos cursos técnicos em Agroecologia, Biotecnologia e Informática, além de cursos de qualificação profissional. Um curso técnico em Eletromecânica está planejado para o futuro.

As estudantes Bruna Medeiros e Thayse Rocha, do terceiro módulo do curso técnico em Agroecologia, afirmam que estão gostando do curso. Para Thayse, as aulas práticas são a melhor parte. “É muito boa essa parte técnica. A gente aprende bastante fazendo as coisas, na prática”, conta. Já Bruna pretende especializar-se na área. “Valeu a pena ter entrado aqui. Quero continuar fazendo cursos de qualificação e, quem sabe, trabalhar com produtos orgânicos”, completa.

O prédio onde funciona o campus tem 6,2 mil metros quadrados de área construída. Para ajudar na manutenção, há cerca de 20 servidores terceirizados, para quem a chegada do IF-SC representou oportunidade de emprego. “Estou aqui há um ano e dois meses. Da nossa empresa, são 10 pessoas trabalhando. Foi uma chance que se abriu para todo mundo”, conta a líder de equipe de serviços gerais Janice dos Santos. Ela tem três filhos, com idades entre 15 e 18 anos, e os incentiva a estudar para tentar entrar no Instituto Federal. “Sempre falo para eles sobre os cursos que tem aqui”, completa.

Confira mais imagens sobre o evento no álbum de fotos no Facebook.O Campus Lages do IF-SCCursos em andamento
* Técnico em Biotecnologia
* Técnico em Agroecologia
* Técnico em Informática