Curso de Meio Ambiente leva discussão sobre acessibilidade e mobilidade às ruas da Capital

16. março 2012 | Escrito por | Categoria: Câmpus Florianópolis, Matérias

Na manhã desta sexta-feira, dia 16, alunos e professores do curso técnico em Meio Ambiente do Campus Florianópolis estiveram no centro da Capital para o primeiro dia do projeto “Acesse sua cidade”. Quem passava a pé pela região pôde vivenciar algumas experiências ligadas a mobilidade e acessibilidade, além de conversar com os participantes do projeto sobre as dificuldades encontradas no meio urbano. O segundo e último dia do “Acesse sua cidade” ocorre neste sábado, dia 17, das 9h às 13h, entre o Mercado Público e o Largo da Alfândega de Florianópolis.

Um dos participantes do projeto foi o estudante Jéferson Américo Machado, de 17 anos. Ele experimentou a sensação de andar às cegas pelo centro de Florianópolis. “Foi muito difícil. O maior problema para mim foi o medo de atingir alguma coisa ou ser atingido por algo. Se fosse um trajeto maior, com certeza haveria muito mais risco de esbarrar com as pessoas”, conta o estudante, que fez um pequeno percurso guiado por uma das integrantes do “Acesse sua cidade”.

Além da experiência de andar às cegas, quem passou pelo local também conferiu como é andar de cadeira de rodas pelas lajotas do centro, ganhou folders informativos, sementes para plantar em casa e teve a oportunidade de fazer uma “mini pedalada” pela região, com dicas e cuidados sobre o uso da bicicleta nas cidades. “A bicicleta deve ser um meio complementar de transporte, usado de forma integrada a meios de transporte coletivos”, destaca Daniel de Araújo Costa, presidente da Associação dos Ciclousuários da Grande Florianópolis e parceiro do projeto “Acesse sua cidade”.

Segundo a aluna Mariana de Souza Lima, da 2ª fase do curso técnico em Meio Ambiente do Instituto Federal de Santa Catarina (IF-SC), a iniciativa de levar a discussão sobre acessibilidade e mobilidade para o centro da Capital foi muito importante. “É uma forma de nós contribuirmos com a sociedade enquanto ainda estamos no curso”, diz.

A opinião de Mariana é compartilhada pelos cidadãos que participaram do projeto nesta manhã. “É uma coisa muito boa pra gente, pois a gente sempre aprende”, afirma o aposentado Apolônio Pereira, de 88 anos.

Clique aqui e confira as fotos do primeiro dia do projeto.

Tags: