IF-SC poderá oferecer primeiro curso de pedagogia bilíngue a distância do País

22. março 2012 | Escrito por | Categoria: Câmpus Palhoça Bilíngue, Matérias

Pesquisadores, professores e profissionais ligados ao ensino da pedagogia e de surdos em diversas regiões do País estão reunidos nestas quinta-feira, dia 22, para dar os primeiros passos na construção de um curso inédito no Brasil: a graduação em pedagogia bilíngue a distância, que será oferecida pelo IF-SC no Campus Palhoça/Bilíngue. A proposta do encontro é definir as bases e as reflexões que irão nortear a criação do curso, o qual deverá abranger alunos ouvintes e surdos em todos os Estados. A reunião, que ocorre em Florianópolis, é composta por debates e uma mesa redonda e termina nesta sexta-feira, dia 23.

Segundo o diretor-geral do Campus Palhoça/Bilíngue, Vilmar Silva, o novo curso de pedagogia bilíngue a distância é uma forma de amenizar as dificuldades vivenciadas pelos surdos no início da vida escolar. “A intenção é formar profissionais surdos e ouvintes para atuarem na educação infantil e nas séries iniciais, pois nessa fase as crianças surdas acabam tendo dificuldades de acompanhamento por não haver pessoas na escola preparadas para ensiná-las adequadamente”, explica.

O formato a distância do curso de pedagogia bilíngue será, além de inédito, também mais adequado ao ensino dos futuros pedagogos surdos. “Primeiro porque o formato a distância se apoia muito mais no material visual do que um curso presencial, o que é facilita para o público surdo. Além disso, o material didático também é mais focado no público-alvo do que num curso tradicional. E, por fim, como os surdos são um grupo muito disperso geograficamente, o fato da oferta a distância e também a parceria com as diversas instituições já envolvidas neste debate permitirão um alcance maior do curso, mantendo o nível de qualidade”, afirma Vilmar.

O debate em torno da construção do novo curso já conta com a participação de entidades como Unicampi, UFSC, UFSCar, institutos federais, secretarias de educação e Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (Feneis). O IF-SC, por sua vez, é quem coordena a construção coletiva deste curso. “A expectativa é de que essa graduação passe a ser oferecida a partir do primeiro semestre de 2014, mas isso é apenas uma ideia, visto que hoje estamos dando os primeiros passos”, destaca o diretor-geral do Campus Palhoça/Bilíngue.

Para a reitora do IF-SC, Maria Clara Kaschny Schneider, a oferta de um curso a distância voltado para a formação de surdos e de pessoas ouvintes na área de pedagogia faz parte do papel da instituição. “É um desafio que demonstra como nós estamos cumprindo nossa missão de inclusão e, ainda, de refletirmos sobre a própria inclusão”, diz.

O Campus Palhoça/Bilíngue, que está sendo construído no bairro Pedra Branca, funciona provisoriamente num prédio da Faculdade Municipal de Palhoça, no bairro Ponte do Imaruim. O prédio próprio deverá ser entregue ainda neste ano. As aulas de todos os cursos deste campus são bilíngues, ministradas na língua portuguesa e na língua brasileira de sinais (Libras).

Os debates e encaminhamentos do evento estão sendo gravados em vídeo pelos servidores do campus e serão disponiblizados no próprio campus aos interessados.

Tags: , ,

3 comentários até o momento. em "IF-SC poderá oferecer primeiro curso de pedagogia bilíngue a distância do País"

1. Fabby disse:

Nossa que alegria!!! Fico muito feliz em saber da criação do Curso Pedagogia Bilingue, pois a própria criação deste curso é respeitar os surdos e seus direitos e cumprir a Lei 10.436 e progredir em mais uma etapa, desenvolvendo e melhorando de fato a Educação dos Surdos do Brasil. Parabéns a todos envolvidos neste projeto, que Deus os abençoe muitooooo! Abraços.

2. Paulo R Gauto disse:

Parabéns, Dr Vilmar,
    É divulgar Proposta Pedagogia Bilíngue Distância foco L1 (Libras) e L2 (escrita de português), discutir proposta importante conhecimento formação Pedagogia Bilíngue Língua de Sinais e portuguesa.

Ótimo…
    Abraço

3. Daniel Augustin Pereira disse:

Ótima iniciativa! Esse projeto será fundamental, no longo prazo, para a melhoria da qualidade de vida dos surdos no nosso País. Parabéns!