Campus Gaspar promove seminário sobre a ditadura

2. abril 2012 | Escrito por | Categoria: Câmpus Gaspar, Eventos, Matérias

No dia 29 de março, o Campus Gaspar realizou o seminário Repensando a Ditadura. A discussão contou com a presença dos alunos dos cursos técnicos integrados em Química e em Vestuário e estudantes da educação de jovens e adultos e de uma escola estadual de Gaspar. A iniciativa insere-se em debate nacional acerca do golpe civil-militar de 1964, que completou 48 anos no último sábado (31).

No início do evento, pela manhã, ocorreu o debate “Os movimentos sociopolíticos de 1964-1985” com a socióloga e professora de ensino médio na Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB) Marilu Antunes da Silva. A palestrante mostrou a cronologia do golpe de 1964 até o processo de abertura política, na década de 1980, enfatizando as mobilizações sociais contra o regime autoritário e a repressão desencadeada contra a oposição.

Durante à tarde, foi exibido o filme “A dona da história”, que discute aspectos sociais e culturais do período da ditadura, a partir das trajetórias de vida de dois personagens. Antes do próximo debate à noite, houve uma apresentação artística com músicas brasileiras das décadas de 1960 e 1970.

Para finalizar o seminário, o historiador e professor da graduação e do mestrado em História da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) Reinaldo Lindolfo Lohn ministrou a palestra “História e historiografia sobre a ditadura em Santa Catarina”. O professor enfatizou o processo de transformações socioculturais ocorrido em Santa Catarina nas décadas de 1960 e 1970, bem como a atuação das redes político-empresariais do estado no apoio ao golpe de 1964 e a manutenção do regime autoritário no período.

Tags: ,