Projeto do Campus Jaraguá do Sul ganha prêmio de inovação

4. maio 2012 | Escrito por | Categoria: Câmpus Jaraguá do Sul-Centro, Matérias

O projeto Nanica Chick, desenvolvido por três alunas do Campus Jaraguá do Sul, é um dos contemplados no Projeto Sinapse da Inovação, que visa estimular o surgimento de empreendimentos inovadores em todas as regiões do estado. Jackeline Rode, Carmen Hreczuck e  Nayla Ramos (foto), alunas do quarto módulo do curso técnico em Produção e Design de Moda e sócias na empresa incubada, tiveram a ideia de fabricar bijuterias e outros acessórios usando a fibra de banana como matéria-prima. O projeto ficou entre as 100 melhores ideias do Sinapse na Inovação e vai receber R$ 50 mil em suporte financeiro, técnico e de negócio.

Carmen Hreczuck explica que a sustentabilidade é o grande foco da Banana Chick. A matéria-prima usada na fabricação das pulseiras, colares, anéis e outros acessórios de moda vem do pseudocaule da bananeira, resíduo abundante na região Norte de Santa Catarina, onde está a maior produção estadual da fruta. Já há no estado projetos que utilizam a fibra de banana em produtos artesanais, mas a ideia das alunas de Jaraguá do Sul está voltada para a produção industrial. Com o prêmio, as sócias pretendem adquirir uma máquina para fazer o beneficiamento da fibra de bananeira e estruturar o negócio.

A microrregião de Joinville é a principal produtora de banana em Santa Catarina, com 290 mil toneladas produzidas em 2009, segundo dados do Instituto Cepa. Para cada tonelada de banana produzida são geradas 3 toneladas de pseudocaule, cuja decomposição costuma provocar proliferação de mosquitos e fungos. “A sustentabilidade é o principal eixo do projeto, que proporciona a utilização industrial desse material, que seria descartado, e a diminuição dos impactos ambientais da produção de banana, que é importante para muitas famílias da região”, salienta Carmen.

Saiba mais sobre o Sinapse da Inovação clicando aqui.

Tags: , ,

Os comenários não estão permitidos.