Concurso premia projetos inovadores na área da educação

6. junho 2012 | Escrito por | Categoria: Gestão de Pessoas, Matérias

O IFSC foi uma das instituições convidadas para indicar trabalhos para o Prêmio Péter Murányi 2013, que este ano vai reconhecer trabalhos inovadores na área da educação. Responsáveis por projetos que se enquadrem nos requisitos e que queiram participar da premiação devem encaminhar uma síntese do trabalho desenvolvido para o e-mail pre@ifsc.edu.br, até o dia 31 de julho. Cada instituição poderá indicar até dois trabalhos para o concurso, que está na décima segunda edição.

O Prêmio Péter Murányi cobre alternadamente as áreas da educação, saúde, alimentação e desenvolvimento científico e tecnológico. A proposta é reconhecer e premiar trabalhos inovadores que tenham aplicabilidade prática e melhorem a qualidade de vida das populações situadas abaixo do paralelo 20 de latitude norte – região onde estão localizados os chamados países em desenvolvimento.

Na última edição voltada à educação, em 2009, o vencedor foi o projeto “Educação de Jovens e Adultos e Prevenção das DST/AIDS em Escolas Indígenas do Pantanal de Mato Grosso do Sul, Brasil”, desenvolvido por pesquisadores da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). A equipe realizou oficinas de aprendizagem com indígenas de quatro etnias, articulando os conteúdos da formação em EJA com o conhecimento em torno das formas de prevenir a doença.

Além da premiação em dinheiro, o melhor trabalho de 2013 receberá troféu e certificado. Vencedor e finalistas poderão também apresentar seus trabalhos na 65.a Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, um dos mais importantes eventos de divulgação científica do país.

A fundação foi criada pelos familiares do húngaro naturalizado brasileiro Péter Murányi, empresário que dedicou parte da vida a trabalhos comunitários. Ao morrer, em 1998, deixou para os filhos a missão de estruturar a fundação e a premiação que levam seu nome.

Mais informações sobre o concurso no site da Fundação Péter Murányi.

Tags: