Greve no IFSC: confira como foi a terceira semana de paralisação

6. julho 2012 | Escrito por | Categoria: Câmpus Araranguá, Câmpus Caçador, Câmpus Canoinhas, Câmpus Chapecó, Câmpus Criciúma, Câmpus Florianópolis, Câmpus Florianópolis-Continente, Câmpus Garopaba, Câmpus Gaspar, Câmpus Itajaí, Câmpus Jaraguá do Sul-Centro, Câmpus Jaraguá do Sul-Rau, Câmpus Joinville, Câmpus Lages, Câmpus Palhoça Bilíngue, Câmpus São José, Câmpus São Miguel do Oeste, Câmpus Urupema, Campus Xanxerê, Matérias, Reitoria

A greve no Instituto Federal de Santa Catarina completou três semanas. O movimento iniciado em 18 de junho após decisão em assembleia do Sinasefe-SC, sindicato que representa servidores do IFSC, segue com a adesão parcial. De acordo com informações das direções-gerais dos campi e pró-reitorias, continuam com as atividades afetadas os campi Araranguá, Canoinhas, Chapecó, Florianópolis, Florianópolis-Continente, Garopaba, Gaspar, Geraldo Werninghaus, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joinville, Palhoça-Bilíngue e São José, além da Reitoria. Já os campi Caçador, Criciúma, Lages, São Miguel do Oeste, Urupema e Xanxerê seguem funcionando sem alterações.

Nesta semana, a reitora do IFSC, Maria Clara Kaschny Schneider, e o diretor de expansão, Caio Monti, foram convidados a participar de uma mesa promovida pelo Comando de Greve sobre a expansão da Rede Federal. Durante a discussão, a reitora esclareceu questões sobre o processo de expansão que iniciou em 2006 e comentou sobre as dificuldades, os desafios e os esforços da Gestão em construir e consolidar os novos campi. “Sabemos que temos situações complexas como a falta de servidores e infraestrutura insuficiente em alguns campi, mas esse é um esforço conjunto em que contamos com o compromisso de todos para buscar o melhor encaminhamento”, afirma.

De acordo com a reitora, algumas ações já irão ajudar nesse processo. “Foi sancionada a lei 12.677 que criou diversos cargos para as instituições de ensino e estamos solicitando ao Ministério da Educação mais recursos na matriz orçamentária para que consigamos consolidar a expansão”, conta.

Nesta quinta-feira (05), o Sinasefe-SC realizou assembleia no Campus Florianópolis que contou com cerca de 200 servidores presentes de diversos campi. Na pauta do encontro, estavam a avaliação da greve e os encaminhamentos para a próxima semana.

Durante a assembleia, os servidores do IFSC apresentaram informações sobre a greve nos campi e fizeram uma avaliação do movimento nacional. De acordo com o coordenador Marcos Neves, a adesão ao movimento cresce a cada semana. “Nosso movimento vem crescendo mas precisamos intensificar a conscientização nos campi, porque muitos servidores ainda têm dúvidas sobre a adesão”, explica.

O coordenador do grêmio estudantil do Campus Florianópolis do IFSC, Rafael Enoch Homem Júnior, informou que, em reunião realizada entre os estudantes do campus, foi decidido que o grêmio não apoia a greve, e que a continuidade da paralisação traz muitos prejuízos aos estudantes.

O funcionamento parcial do IFSC levou o Comando de Greve a propor a suspensão do semestre conforme nota divulgada no site do Sinasefe-SC. No entanto, a reitora do IFSC explica que, em reunião do Colégio de Dirigentes realizada nesta semana que reúne a reitora, os pró-reitores e os diretores-gerais dos campi ficou decidido que o calendário acadêmico não será suspenso neste semestre em função da greve, uma vez que a paralisação não é total.

A previsão é que as aulas fossem encerradas a partir desta semana. No entanto, alguns cursos serão afetados pela greve e não terão o semestre concluído (leia aqui). Maria Clara destaca que o calendário é institucional. “Estamos acompanhando o movimento e teremos o cuidado de estudar cada caso para posterior reposição de aulas de maneira que os alunos não sejam prejudicados”, explica.

Em relação às férias, a reitora informa que como o calendário acadêmico está mantido não haverá alteração nas férias dos servidores. “Conforme legislação, a alteração das férias é feita de acordo com o interesse da instituição e nesse momento nossa posição é não alterar”, diz. Os servidores presentes na assembleia do Sinasefe-SC aprovaram que serão mantidas as atividades de greve, mesmo durante o período de férias previamente agendadas no calendário escolar. O assunto será tratado junto com a questão da reposição de trabalho após o encerramento do movimento grevista.

Serviços Essenciais

Há uma semana, a Reitoria do IFSC encaminhou ao Comando de Greve uma resposta sobre o retorno dado pelo grupo em relação aos serviços essenciais a serem mantidos no IFSC. Clique aqui para conferir o documento na íntegra.

Na próxima semana, uma comissão do Comando de Greve irá se reunir para responder o ofício enviado pela Reitoria, mas durante a assembleia do Sinasefe-SC foi reafirmada a posição do Comando sobre as atividades de greve no Instituto. “A gestão está à disposição para buscar um entendimento entre as partes, mas estamos atuando para que não tenhamos perdas irreversíveis para a instituição, alunos e servidores”, destaca Maria Clara.

Atividades previstas

Na assembleia, os servidores aprovaram também o calendário de mobilização estadual para a próxima semana. A principal atividade será voltada à construção da proposta de pauta interna de reivindicações do IFSC que devem abordar temas como condições de trabalho, expansão, gestão democrática, infraestrutura, qualidade de ensino, relações de trabalho e saúde do trabalhador.

Foram definidos ainda que coordenador da seção, Marival Coan (pela diretoria), e o sindicalizado Júlio Eduardo Bortolini (pela base), serão os representantes do Sindicato na 110ª Plena que será realizada em Brasília neste final de semana.

Tags: