Elaboração de currículos por competências é assunto de capacitação

17. julho 2012 | Escrito por | Categoria: Câmpus Caçador, Câmpus Canoinhas, Câmpus Criciúma, Câmpus Garopaba, Câmpus Gaspar, Câmpus Itajaí, Câmpus Jaraguá do Sul-Centro, Câmpus Jaraguá do Sul-Rau, Câmpus Lages, Câmpus São Miguel do Oeste, Câmpus Urupema, Campus Xanxerê, Matérias, Reitoria

Gestores de 12 campi do IFSC vão participar, no segundo semestre de 2012, de oficinas de capacitação para construção de currículos por competências. O cronograma prevê a realização dos encontros entre os meses de agosto e novembro. Os docentes e técnico-administrativos dos Núcleos Pedagógicos são o público prioritário para a capacitação, mas a participação é aberta a servidores de outros setores.

“A capacitação é um compromisso que nós assumimos durante os encontros da Reitoria Itinerante”, afirma a pró-reitora de Ensino do IFSC, Daniela de Carvalho Carrelas. Segundo ela, a demanda foi considerada prioritária sobretudo nos campi da Expansão II, onde estão os servidores contratados há menos tempo e que, em função disso, têm menos familiaridade com essa metodologia.

As oficinas terão carga horária de 16 horas e serão realizadas em dois dias, ministradas por servidores da Pró-Reitoria de Ensino. A programação prevê os seguintes itens: panorama sobre a educação brasileira e seus desafios; conceitos básicos e comparações entre educação por conteúdos e por competência; competência: conhecimentos, habilidades e atitudes; definições do perfil de formação; construção da matriz curricular por competência; unidades curriculares, projetos integradores e sistemas de avaliação.

Veja abaixo o cronograma das oficinas e os campi envolvidos.

Garopaba – 8 e 9 de agosto
Criciúma – 13 e 14 de agosto
Lages (campi Urupema e Lages) – 30 e 31 de agosto
Itajaí (campi Gaspar e Itajaí) – 30 e 31 de agosto
Xanxerê (campi Xanxerê e São Miguel do Oeste) – 20 e 21 de setembro
Jaraguá do Sul (campi Jaraguá do Sul e Geraldo Werninghaus) – 30 e 31 de outubro
Caçador (campi Caçador e Canoinhas) – 26 e 27 de novembro

Tags: , , ,

Os comenários não estão permitidos.