Reitora do IFSC integra a Conaes

23. agosto 2012 | Escrito por | Categoria: Gestão, Governo Federal, Matérias

Nesta segunda-feira (20), a reitora do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Maria Clara Kaschny Schneider, foi nomeada para integrar a Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes). A Conaes é o órgão colegiado de coordenação e supervisão do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). A indicação da dirigente do IFSC foi feita pelo Ministério da Educação (Mec) como membro notório saber científico.

Para Maria Clara, que esteve em Brasília na terça-feira (21) para a cerimônia de sua posse e do novo presidente do Conaes, a indicação representa uma conquista para a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. “Sou a única representante dos institutos federais na comissão e acredito que é um importante espaço para estarmos presentes e atuarmos em prol da melhoria da educação”, destaca.

A reitora do IFSC já havia integrado a comissão por três anos. “Acredito que a indicação foi feita em função da minha atuação em gestão e avaliação”, conta.

O novo presidente da Conaes é o professor da Universidade Federal da Bahia, Robert Evan Verhine, doutor em educação. Ele foi empossado pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante, na capital federal.

Durante a solenidade de posse, o ministro ressaltou o importante papel da comissão ao coordenar e supervisionar o Sinaes nos últimos anos. Mercadante pediu ao novo presidente, em razão dessa atuação fundamental da Conaes, uma ação mais integrada e articulada com a Secretaria de Regulação e Supervisão (Seres) do MEC e com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).

O ministro sugeriu outros três pontos que devem integrar a pauta da comissão neste e no próximo ano: a definição de novas diretrizes para o ensino particular superior, o acompanhamento da qualidade da educação a distância nos cursos de graduação e o reconhecimento de diplomas internacionais. “A presidenta Dilma Rousseff foi eleita para presidir o Mercosul, de forma pro tempore; em outubro, os ministros da Educação terão reunião na Argentina, e há expectativa de construirmos instrumentos comuns de avaliação da qualidade do ensino”, disse Mercadante. “Também poderemos avançar na questão de bolsas de estudos e no reconhecimento mútuo de diplomas de instituições de excelência”, completou.

A Conaes é composta por 13 integrantes, somente 5 indicações por notório saber, 5 representantes do MEC, um dos discentes, um Técnico-administrativo e um Docente. Seis deles foram nomeados nesta segunda-feira (20). Além da reitora do IFSC, o professor João Carlos Pereira da Silva também foi indicado por seu notório saber científico. As outras nomeações foram: Claudia Maffini Griboski, representante do Inep; Andréa de Faria Barros Andrade e Antonio Simões Silva, do MEC; e Rolando Rubens Malvásio Júnior, do corpo técnico-administrativo federal.

Para saber mais sobre a Conaes, clique aqui.

Com informações da Assessoria de Comunicação Social do MEC |Crédito da foto: João Neto

Tags: , ,