Campus Criciúma promove seminário sobre inclusão da pessoa com deficiência visual

31. agosto 2012 | Escrito por | Categoria: Câmpus Criciúma, Eventos, Matérias

Pelo segundo ano, o Campus Criciúma, em parceria com a Associação Sul Catarinense de Cegos (ASCC), realiza o o 2º Seminário Catarinense de Tecnologia, Inclusão e Acessibilidade para pessoas com Deficiência Visual. O evento será realizado no auditório do campus de 29 a 30 de setembro. O objetivo é ampliar o conhecimento sobre tecnologias assistivas, ações de inclusão e acessibilidade e promover a integração, saúde, bem-estar, reabilitação e oportunidades de trabalho para as pessoas com deficiência visual.

O seminário é voltado para público com deficiência ou que trabalha na área. “Por meio de palestras e debates, vamos tratar de tecnologias assistivas, inclusão, mais oportunidades tanto no estudo quanto no trabalho e mais autonomia para pessoas com deficiência”, explica  a professora do Campus Criciúma, Milena Brandão, uma das organizadoras. A expectativa é receber 100 pessoas.

O evento foi realizado pela primeira vez no ano passado. A ideia do seminário surgiu quando o
Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) do campus foi montado. “Como primeira do NAPNE, foram procuradas associações da região e, em contato com a ASCC, soubemos do interesse em fazer um evento coo esse”, conta Milena.

A professora afirma que a primeira edição do seminário foi um sucesso. “Tivemos uma grande participação de público que permitiu um troca de conhecimento e conseguimos divulgar bastante o IFSC na região”, destaca Milena.

As inscrições devem ser feitas pelo email ascc.eventos@gmail.com até 5 de setembro. A taxa é de R$ 20. A organização irá custear os gastos de hotel, transporte e alimentação para 90 pessoas. Para as demais, haverá ajuda de custos apenas para transporte e alimentação. Serão priorizadas inscrições de pessoas com deficiência visual e que atuem na área.

Café Inclusivo

Antes do seminário, os alunos do Campus Criciúma terão a oportunidade de participar do 2º Café Inclusivo, no dia 28 de setembro, voltado apenas para os estudantes do IFSC. O evento terá uma palestra com Beto Pereiro, da Associação Brasileira de Assistência ao Deficiente Visual (Laramara).

Programação Seminário

29/09 – Sábado
13:00 às 13:30 – Credenciamento dos participantes.
13:30 às 14:30 – Abertura solene.
14:30 às 15:20 – Palestra com Leonir Bernardi, servidor da Assembléia Legislativa do Estado de Santa Catarina  (ALESC). Tema – Legislação brasileira para pessoas com deficiência.
15:20 às 16:10 – Palestra com Beto Pereira, palestrante da Laratec/Laramara – Associação Brasileira de Assistência ao Deficiente Visual. Tema – Acessibilidade e convivência social das pessoas com deficiência visual no Brasil e exterior.
16:10 às 16:40 – Coffee break.
16:40 às 17:30 – Palestra com Marcio Castro de Aguiar, servidor do Tribunal de
Justiça do Rio de Janeiro (TJ/RJ). Tema – Reabilitação e readaptação das pessoas com deficiência visual e dos ambientes no mercado de trabalho e o que isso vem influenciando na saúde desses trabalhadores.
17:30 às 18:20 – Palestra com Karolline Fernandes Sales, palestrante da Associação para Valorização e Promoção das Pessoas com Deficiência (Avape).
Tema – Comportamento, vaidade e autonomia da mulher com deficiência visual no Brasil.
18:20 às 19:10 – Palestra com Alseu Kuhn, palestrante da Associação de Deficientes visuais do Oeste de Santa Catarina (Adevosc). Tema – Avanços de tecnologias assistivas para pessoas com deficiência visual.

30/09 – Domingo
09:00 às 09:50 – Palestra com Volmir Raimondi, conselheiro do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS); Presidente da União Latino Americana de Cegos (ULAC). Tema – A importância da participação das pessoas com deficiência visual em
conselhos nacionais, e grandes contribuições do movimento das pessoas
cegas para a assistência social.
09:50 às 10:40 – Palestra com Moises Bauer Luiz, presidente do Conselho
Nacional de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência (Conade);
Presidente da Organização Nacional de Cegos do Brasil (ONCB). Tema – Liderança das pessoas com deficiência fortalecendo o movimento social no Brasil e exterior.
10:40 às 11:10 – Coffee Break.
11:10 às 12:40 – Grupo de trabalho.
12:40 às 13:30 – Apresentação dos documentos criados pelos grupos de trabalho.
13:30 às 14:00 – Encerramento.
14:00 – Almoço.

Tags: ,