IFSC participa do Seminário de Extensão Universitária da Região Sul

5. setembro 2012 | Escrito por | Categoria: Câmpus Chapecó, Eventos, Matérias

Servidores e alunos do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) participaram nesta semana do 30º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul (SEURS) que está sendo realizado na cidade do Rio Grande no Rio Grande do Sul. O evento começou na segunda-feira (03) e seguiu até quarta-feira (05). O objetivo foi compartilhar as experiências extensionistas das instituições públicas de educação superior da região.

Para a diretora de extensão do IFSC, Fabiana Mortimer Amaral, participar de eventos como esse é importante para que o Instituto se relacionar com outras instituições. “É uma maneira de juntarmos esforços para implementar parcerias e atender a comunidade externa”, conta.

Fabiana destaca que a extensão é uma área relativamente nova no IFSC e que tem muito a se desenvolver. “Precisamos fortalecer a extensão e, nesse sentido, já estamos trabalhando nosso planejamento no próximo ano para aumentar nossa participação em eventos como esse”, diz.

Atualmente, o IFSC conta com cerca de 70 projetos de extensão em andamento e a perspectiva é terminar o ano com até 150 projetos. “Nossa expectativa é com os recursos do Ministério da Educação que devem chegar neste mês”, explica Fabiana.

O Campus Chapecó participa pela terceira vez do seminário. Dessa vez, o campus apresentou a oficina “Física na Cozinha: conhecimento cientifico a serviço das donas de casa de Chapecó”.

O coordenador do projeto, Alencar Migliavacca, com o auxilio dos alunos bolsistas, Lucas Vefaco Zanini e Fernando Zanin da Silva, realizaram a oficina na escola Jayme Gomes Monteiro, localizada na periferia do município de Rio Grande. Participaram da atividade mães de alunos, funcionárias da escola e terceirizadas. “As participantes puderam tirar suas dúvidas sobre o funcionamento dos diversos aparelhos eletroeletrônicos de uso doméstico”, explica o coordenador de Extensão e Relações Externas do campus, Márcio Zamboni, que acompanha o grupo na viagem.

Para os alunos bolsistas, o evento está sendo uma oportunidade de trocar conhecimento. “O SEURS foi importante pela troca de experiências com outros extensionistas, o que ampliará nosso campo de atuação para os próximos projetos e seminários na área de extensão”, afirma Lucas. Para Fernando, o evento serviu para mostrar o quão importante a extensão é para a sociedade e que ela não se pratica apenas no ensino superior. “Quanto mais cedo você começar, melhores condições de formação enquanto sujeito e profissional você terá”, conta o estudante.

O coordenador do projeto do Campus Chapecó ressalta que esse é o momento em que os participantes podem socializar suas atividades de inserção na comunidade e trocar ideias sobre elas. “Tanto educandos quanto docentes discutem, socializam e inovam possibilidades de inserção na sociedade”, diz. Segundo Alencar, propiciar esta experiência aos educandos é fundamental para o conhecimento de diferentes realidades contribuindo para sua formação de maneira integral.

Confira abaixo os trabalhos do IFSC presentes no 30º SEURS:

Comunicações orais

Caminhando para a Cidadania: da porta de sua casa ao IFSC, a inclusão por meio da mobilidade e da acessibilidade | Campus Araranguá – Servidor: Mozart Maragno

Hortas urbanas na promoção da segurança alimentar e geração de renda em São Miguel do Oeste | Campus São Miguel do Oeste – Servidor: Diego Albino Martins

O Jogo de Xadrez como suporte pedagógico no Ensino Médio | Campus Araranguá | Servidores: Wellington Marques Rangel, Humberto Luz Oliveira e Mateus Medeiros Teixeira

Oficinas

A física na cozinha: conhecimento científico a serviço das donas de casa de Chapecó – SC | Campus Chapecó – Servidores: Alencar Migliavacca, Angela Silva e Luis Silvio Scartazzini

Produção de audiovisual com relato de experiências profissionais de trabalhadores da comunidade | Campus Araranguá – Servidor: Alexandre Rocha

Mais informações do 30º SEUR no site do evento.

Tags: ,