Reitoria e Sinasefe-SC assinam termo de acordo de fim de greve

6. setembro 2012 | Escrito por | Categoria: Gestão, Matérias

Após a aprovação do termo de acordo de fim de greve em assembleia realizada na tarde de quarta-feira (05), representantes do Comando de Greve e da Reitoria se reuniram para formalizar a assinatura do acordo. A reunião aconteceu no final da tarde de quarta-feira, no gabinete da Reitoria.

O termo prevê que a reposição dos dias paralisados seja feita, preferencialmente, aos sábados. Define ainda que o Plano de Reposição de Trabalho priorize a normalidade das atividades que envolvem os discentes. Clique aqui para ler o termo de acordo de fim de greve.

Após a assinatura do termo, a reitora do IFSC, Maria Clara Kaschny Schneider, emitiu a Resolução nº05/2012, que restabelece as atividades acadêmicas e administrativas no Instituto Federal de Santa Catarina a partir do dia 10 de setembro.

Segundo a reitora em exercício do IFSC, Silvana Rosa Lisboa de Sá, o termo contempla a reposição das atividades letivas e administrativas de forma justa. “Sabemos que aderir ou não à greve é uma decisão difícil para todos os servidores. A reposição dos dias paralisados não deve ser vista como uma punição, mas sim como uma forma de reafirmar nosso compromisso com os alunos e com a sociedade”, declara.

O Comando de Greve, que foi desfeito após o fim da assembleia, elaborou uma carta à comunidade em geral, que será distribuída nos campi a partir de segunda-feira, quando todos os servidores retornarão ao trabalho e as aulas serão retomadas. Clique aqui para ler o documento.

Greve no IFSC

A greve no Instituto Federal de Santa Catarina teve início no dia 18 de junho, acompanhando um movimento nacional da categoria, que reivindicava um reajuste salarial de 22%, estabelecimento de uma data-base e a reestruturação das carreiras dos técnico-administrativos e dos docentes do ensino básico, técnico e tecnológico.

Desde essa data, a adesão ao movimento foi parcial. Alguns campi concluíram as aulas do primeiro semestre de 2012 antes de aderirem à paralisação. No dia 25 de julho, a reitora do IFSC, Maria Clara Kaschny Schneider, emitiu nota oficial suspendendo o início do segundo semestre letivo. A decisão foi referendada pelo Colégio de Dirigentes, órgão responsável pela apreciação do calendário, visando evitar maiores prejuízos aos alunos.

Após um longo período de negociações com o Governo Federal, foram apresentadas propostas de reajuste salarial e alterações no plano de carreira, tanto para os servidores docentes quanto para os técnico-administrativos. Segundo o coordenador geral do Sinasefe-SC, Marival Coan, as propostas não contemplam totalmente às reivindicações, mas representam um progresso.

Do ponto de vista institucional, Marival também avalia que houve avanços, principalmente com a elaboração da pauta interna. “Foi o melhor trabalho que já fizemos no Instituto. A construção do documento foi um processo muito positivo. Além disso, foram abordados pontos que contribuirão para que o IFSC oferte uma educação cada vez melhor aos seus alunos”, conclui.

Para a reitora em exercício, a greve é um período difícil para todos. “Consideramos a greve legítima e acreditamos que, em momentos de crise como esse, devemos sempre manter o diálogo aberto. Uma greve sempre traz prejuízos à instituição, mas desde o início trabalhamos para que eles fossem os menores possíveis”, avalia Silvana.

Tags: ,