Troca de experiências no Campus Lages

14. setembro 2012 | Escrito por | Categoria: Câmpus Lages, Notas

Nesta semana, um grupo de 25 auxiliares de biblioteca de Lages, acompanhado pela secretária de Educação do município, Selva Arruda Ramos, estiveram na biblioteca do Campus Lages para uma troca de experiências sobre as atividades desenvolvidas no IFSC. No encontro, as bibliotecárias do campus Márcia Medeiros de Lima e Camila Koerich Burin relataram como desenvolvem projetos artísticos e culturais e passaram noções do trabalho técnico de classificação e organização da bibliotecas.

De acordo com Márcia, foi possível observar o interesse das auxiliares em maiores esclarecimentos sobre as funcionalidades de uma biblioteca. “Vimos que a maioria das auxiliares não tem formação específica, ou seja, muitos possuem tão somente nível médio, o que dificulta a atuação desses profissionais nas bibliotecas escolares do município”, conta.

Para a bibliotecária do IFSC, a troca de experiência trouxe reflexões sobre a importância de bibliotecas e a missão que os bibliotecários e auxiliares devem ter com a comunidade escolar. “Não basta somente ter um acervo bem organizado, selecionado e equilibrado, colocado à disposição de professores e alunos. A atuação entusiasta desses profissionais enriquece e vivifica o processo de ensino-aprendizagem, tornando o espaço ‘instigante’, atraindo o usuário para leitura e o livro”, ressalta.