Estudantes podem participar do Planejamento Institucional

11. outubro 2012 | Escrito por | Categoria: Câmpus Araranguá, Câmpus Caçador, Câmpus Canoinhas, Câmpus Chapecó, Câmpus Criciúma, Câmpus Florianópolis, Câmpus Florianópolis-Continente, Câmpus Garopaba, Câmpus Gaspar, Câmpus Itajaí, Câmpus Jaraguá do Sul-Centro, Câmpus Jaraguá do Sul-Rau, Câmpus Joinville, Câmpus Lages, Câmpus Palhoça Bilíngue, Câmpus São Carlos, Câmpus São José, Câmpus São Miguel do Oeste, Câmpus Tubarão, Câmpus Urupema, Campus Xanxerê, Gestão, Matérias

Até 17 de novembro, os campi do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) vão desenvolver a proposta de planejamento institucional 2013/2014. O documento irá nortear as ações da Instituição nos próximos dois anos. Os alunos interessados podem participar do processo e contribuir para o desenvolvimento do IFSC.

O pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, Andrei Zwetsch Cavalheiro, explica que nesta etapa tanto os campi quanto as pró-reitorias devem trabalhar em cima dos macroprojetos já estabelecidos. “Diante das orientações gerais, cada unidade de planejamento irá desenvolver suas ações que devem estar alinhadas com os macroprojetos”, explica

Os macroprojetos foram desenvolvidos no Seminário de Planejamento, realizado no final de setembro em Florianópolis, que contou com a participação de gestores de todos os campi e da Reitoria. A estudante Joana Alexandrina, da 4ª fase do curso superior de tecnologia em Radiologia do Campus Florianópolis, representante discente no Conselho Superior (CS) do IFSC, foi uma dos quatro representantes do CS convidados a acompanhar o evento.

A jovem de 21 anos se surpreendeu com o evento. “No começo, achei que seria entendiante, mas discutir e planejar melhorias para a realidade que nos deparamos diariamente como estudantes foi muito interessante e produtivo, até porque as discussões das quais eu participei me fizeram entender melhor o IFSC e que propósito ele se propõe”, conta.

Joana destaca a importância dos alunos participarem do processo de planejamento. “Grande parte dos planos nos atingem diretamente e, por isso, nada melhor do que nós para colocarmos nossa realidade em perspectiva e ajudar a fazer um planejamento que se adeque às nossas necessidades”, ressalta.

Para a estudante não adianta os alunos ficarem apenas reclamando, pois sempre existirão problemas. “É preciso se interessar e querer mudar, querer fazer, e participar desse processo. Foi dada a oportunidade de falarmos, de participarmos, e é isso que devemos fazer!”, afirma.

O pró-reitor explica que cada campus tem autonomia para conduzir o seu processo de planejamento. “A orientação geral é de que os campi procurem envolver os estudantes em seu processo de planejamento, na medida do possível de suas agendas. Isso pode ser feito, por exemplo, com a participação de representantes discentes em grupos de trabalho ou levantamento de demandas e pesquisas de opinião via formulários”, explica.

Andrei destaca que, além disso, por meio de vários outros instrumentos os alunos têm suas necessidades e opiniões indiretamente consideradas no planejamento. “Temos, por exemplo, os registros de acompanhamento pedagógico, discussões nos órgãos colegiados dos campi, e a avaliação institucional, conduzida anualmente pela Comissão Própria de Avaliação”, afirma.

Quem tiver interesse, pode acessar aqui os documentos já elaborados e estudados no processo de planejamento. Após a elaboração dos projetos pelos campi e pelas pró-reitorias, o planejamento ainda terá novas etapas. Confira abaixo a agenda de trabalho:

Até 17/11– Elaboração dos projetos pelas unidades de planejamento e cadastro dos projetos no Sistema de Planejamento
19/11 – 24/11– Análise do planejamento das UPs pela DGC/ PRDI
26/11 – 15/12– Elaboração dos planos operacionais, sob coordenação da Reitoria
17/12 – 21/12– Adequação do planejamento institucional à programação orçamentária geral
26/12 – 31/12– Formatação e redação final do documento Planejamento Institucional 2013/2014
Fevereiro de 2013– Apreciação do documento pelo Conselho Superior
Março de 2013– Revisão do Planejamento 2014