Reflexão sobre identidade será tema da II Semana da Consciência Negra

16. novembro 2012 | Escrito por | Categoria: Câmpus Araranguá, Câmpus Florianópolis, Eventos, Matérias

Entre os dias 19 e 23 de novembro será realizada, no Campus Florianópolis, a II Semana da Consciência Negra. Com o tema “Da Diáspora Africana a Novembros: Resgatando Identidades”, o evento irá contar com palestras, debates e apresentações artísticas que proporcionarão a reflexão dos participantes sobre o papel dos negros na história e na atualidade. Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público.

Entre os destaques da programação estão a palestra que vai debater a importância da cultura negra na formação da sociedade brasileira, ministrada na terça-feira (20) às 10h pelo professor Paulino Cardoso, da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), e a palestra sobre a obrigatoriedade do sistema de cotas nos processos seletivos para cursos superiores das universidades e institutos federais, ministrada na quarta-feira (21) às 9h30. Clique aqui e acesse a programação completa dos cinco dias do evento.

Segundo a coordenadora do evento, Mariza Carmen da Silva, outro momento simbólico da Semana será o I Encontro dos Servidores Negros do IFSC, marcado para a tarde de sexta-feira (23). “Será um momento em que vamos discutir, pela primeira vez, a atuação dos negros dentro do nosso instituto, debatendo sobre o ambiente de trabalho, sobre o acesso a cargos e sobre as políticas institucionais voltadas a estes servidores”, explica.

Para uma das organizadoras do evento, Sônia Adão, a II Semana da Consciência Negra do Campus Florianópolis será um momento para que todos os envolvidos percebam a necessidade de um novo olhar sobre os negros. “Nós, negros, sempre estivemos aqui, mas o olhar, agora, é outro”, afirma.

Semana em outros campi

Outros campi do IFSC também deverão realizar a Semana da Consciência Negra. Entre eles está o Campus Araranguá, que promoverá palestras, oficinas e exposições relacionadas ao tema. Clique aqui para conferir a programação completa do Campus Araranguá.

Tags: