Sustentabilidade e Meio Ambiente é tema de projeto integrador

5. dezembro 2012 | Escrito por | Categoria: Câmpus Caçador, Matérias

Na semana passada, alunos do curso técnico concomitante em Vestuário do Campus Caçador apresentaram os resultados de suas pesquisas no Projeto Integrador do módulo II, que tem como eixo temático Sustentabilidade e Meio Ambiente. Cada grupo desenhou uma coleção e confeccionou uma das peças para apresentação.

Durante a mostra dos trabalhos, os alunos expuseram banners com o detalhamento das pesquisas sobre países como Japão, Espanha, Itália, França e Estados Unidos, além do estudo sobre o reaproveitamento de tecidos. A apresentação também contou com modelos vestindo as roupas confeccionadas, ajudando a dar mais realismo às apresentações.

A professora Sidiane Aline Geremia conta que a proposta era que os modelos fossem desenvolvidos com o tema da multiculturalidade e que o projeto alcançou seu principal objetivo, que era mostrar aos alunos que muitos materiais podem ser reaproveitados. “Eles começam a ter um olhar diferente sobre o aproveitamento dos materiais. Com esse projeto, eles viram que é possível desenvolver uma peça com uma estética legal sem gastar muito, apenas reutilizando materiais que iriam ser descartados”, explica.

A aluna Anália França Bortolini conta que até os materiais mais inusitados podem ser reaproveitados. “Fizemos um vestido com uma cortina antiga e outro tricotando meias de nylon que iriam para o lixo”, conta a aluna, que utilizou os cancans franceses como inspiração para suas criações.

Já a aluna Aline Ribeiro conta que não comprou nenhum material para confeccionar a peça. “Fizemos um vestido baseado nas deusas romanas, e nada foi novo. Até o zíper foi reutilizado”, revela.

Tags: ,