IFSC realiza I Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão

7. dezembro 2012 | Escrito por | Categoria: Câmpus Araranguá, Câmpus Caçador, Câmpus Canoinhas, Câmpus Chapecó, Câmpus Criciúma, Câmpus Florianópolis, Câmpus Florianópolis-Continente, Câmpus Garopaba, Câmpus Gaspar, Câmpus Itajaí, Câmpus Jaraguá do Sul-Centro, Câmpus Jaraguá do Sul-Rau, Câmpus Joinville, Câmpus Lages, Câmpus Palhoça Bilíngue, Câmpus São José, Câmpus São Miguel do Oeste, Câmpus Urupema, Campus Xanxerê, Matérias

De 3 a 6 de dezembro, foi realizado o I Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFSC. O evento foi realizado no Hotel Torres da Cachoeira, em Florianópolis, e contou com a participação de cerca de 140 pessoas, entre chefes e assessores de Ensino, coordenadores de Extensão e Pesquisa, além de líderes de Grupos de Pesquisa.

O objetivo do evento era promover a integração entre Ensino, Pesquisa e Extensão e fortalecer as ações de cada um desses segmentos. O diretor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFSC, Valdir Noll, conta que um dos alvos era propor ações alinhadas entre ensino, pesquisa e extensão, visando consolidar a indissociabilidade entre os três. “A Educação se apoia nesse tripé, e buscamos encontrar um ponto de equilíbrio saudável entre esses três componentes”, explica.

Durante os quatro dias, foram realizadas mesas redondas, palestras e reuniões com os pró-reitores de Ensino, Pesquisa e Extensão, com os chefes de Ensino, Pesquisa e Extensão, e reuniões focadas em alvos específicos. Algumas atividades foram realizadas com todos os participante e outras em grupos separados.

Segundo Valdir, o encontro teve vários resultados positivos. “Devemos integrar mais esses três componentes da Educação, visando o nosso fortalecimento como Instituto que promove educação, ciência e tecnologia”, avalia o diretor.

A diretora de Extensão do IFSC, Fabiana Mortimer Amaral, também considerou o evento muito produtivo. “Conseguimos identificar que, para uma maior integração com o Ensino e a Pesquisa, é necessário que criemos indicadores de Extensão, para que as ações possam ser acompanhadas da melhor forma possível”, explica.

Um dos encaminhamentos da Extensão foi a formação de três grupos de trabalho, que terão como objetivos a divulgação da Extensão no âmbito interno, o levantamento dos indicadores e elaboração de um formulário de acompanhamento de projetos e a avaliação dos processos, para que estes sejam informatizados, via sistema.

Outra questão importante, segundo Fabiana, foi definida no âmbito das pró-reitorias. “Percebemos que é necessário um cruzamento das informações entre os projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFSC, para que possamos perceber competências complementares, o que viabiliza a captação de fomento externo”, conclui.

Tags: , ,

Os comenários não estão permitidos.