Seis cidades realizam provas do Vestibular 2013/1 do IFSC

10. dezembro 2012 | Escrito por | Categoria: Câmpus Araranguá, Câmpus Chapecó, Câmpus Florianópolis, Câmpus Florianópolis-Continente, Câmpus Jaraguá do Sul-Centro, Câmpus Jaraguá do Sul-Rau, Câmpus Joinville, Câmpus São José, Matérias

Neste domingo (9) foram realizadas as provas do Vestibular 2013/1 do IFSC. No total, 3.284 candidatos concorreram a 325 vagas em cursos superiores em Araranguá, Chapecó, Florianópolis, Jaraguá do Sul, Joinville e São José. O gabarito preliminar do Vestibular 2013/1 foi divulgado após as 19h no Portal do Ingresso.

Segundo o chefe do Departamento de Ingresso do IFSC, Albertinho Della Giustina, as provas ocorrem sem nenhum incidente grave. “Foi um vestibular tranquilo, apenas com incidentes de rotina para os quais já estamos preparados”, comenta.

Na parte da manhã, os candidatos realizaram provas de Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, Língua Estrangeira e Física, além da Redação. Na parte da tarde foram respondidas questões de Matemática, Química, Biologia, História e Geografia.

O índice geral de abstenção do Vestibular 2013/1 foi de 28,81%, sendo Chapecó a cidade com maior índice de abstenção (34,10%) e São José a com menor índice (24,61%). No total, 946 candidatos inscreveram-se mas não compareceram às provas (clique aqui e confira a abstenção em cada local).

Para uma parte dos candidatos, as provas do Vestibular 2013/1 foram simples. “Achei muito fácil. Talvez porque eu já seja um veterano em vestibulares, pois já fiz quatro e passei em duas universidades”, afirmou o candidato Filipe Vilela (foto), que tenta uma vaga em Licenciatura em Química no Campus São José e foi o primeiro a deixar o seu local de prova neste domingo.

Outra candidata que terminou cedo as provas foi Júlia Lange de Souza, de 17 anos e que tenta uma vaga em Engenharia Mecatrônica. “Foi tranquila a prova. Para mim, a prova de Biologia foi a mais fácil e a de Química a mais difícil”, conta.

Os cursos mais concorridos deste processo seletivo são Gestão da Tecnologia da Informação, Radiologia, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecatrônica e Design de Produto, todos ofertados no Campus Florianópolis. Clique aqui para conferir a relação candidato/vaga de todos os cursos superiores.

Alunos e ex-alunos do IFSC buscam retornar para uma graduação

Uma parte dos 3,2 mil candidatos do Vestibular 2013/1 do IFSC é composta por alunos e ex-alunos que querem continuar estudando num dos campi da instituição. Um desses candidatos é Bruno Savi (foto), de 25 anos, que se formou em 2008 no curso técnico em Edificações e tenta uma vaga no curso superior de tecnologia em Construção de Edifícios. “Tenho esse sonho de cursar uma graduação e trabalhar na área da construção civil. Se não passar no tecnólogo, pretendo tentar Engenharia Civil no meio do ano também aqui no IFSC”, conta Bruno.

Já o estudante Gustavo Viana Cordeiro, de 17 anos, é aluno do curso técnico em Eletrotécnica do Campus Florianópolis e concorre a uma vaga para Engenharia Eletrônica. Como vai se formar apenas no ano que vem, Gustavo fez a prova deste domingo por experiência e se prepara para o Vestibular 2014/1 do IFSC. “Gosto muito de eletrônica e pretendo fazer o vestibular e o Enem [Exame Nacional do Ensino Médio] para passar aqui no campus”, afirma.

Mais vagas para o IFSC em janeiro

Além das 325 vagas em cursos de graduação ofertadas pelo IFSC por meio do Vestibular 2013/1, outras 325 vagas serão abertas aos mesmos cursos de graduação por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Poderão concorrer a essas vagas todos aqueles que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2012.
O SiSU é um sistema gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC) e as inscrições para participar da seleção estão previstas para começar no dia 7 de janeiro de 2013. Mais informações sobre o SiSU no site do MEC.

Confira também as fotos do Vestibular 2013/1 na página do IFSC no Facebook.

Mais informações sobre o processo seletivo no Portal do Ingresso (clique aqui para acessar).

Tags: , , , ,