Alunos confeccionam roupas para bonecas em aula de Matemática

12. dezembro 2012 | Escrito por | Categoria: Câmpus Gaspar, Matérias

Os alunos do 1º módulo do curso técnico concomitante em Modelagem do Vestuário do Campus Gaspar confeccionaram roupas para bonecas na unidade curricular de Matemática. As roupas foram feitas de papel e os alunos tiveram que destacar os elementos geométricos utilizados durante o processo de construção.

A atividade foi inspirada no livro “A costura do Invisível”, do estilista Jum Nakao, que conta a história do desfile realizado em junho de 2004, em uma das edição do São Paulo Fashion Week, e que ficou mundialmente conhecido como Roupas de Papel.

A professora Vanessa Oechsler conta que a proposta do trabalho era que os alunos pesquisassem os conceitos dos elementos geométricos. “Eles pesquisaram as definições dos entes geométricos, como ponto, reta e plano, e fizeram uma análise das transformações geométricas, como translação, reflexão e rotação”, relata.

De acordo com Vanessa, o objetivo da atividade era fazer com que os alunos percebessem a geometria presente na confecção das roupas. “O estudo teórico dos conceitos geométricos muitas vezes não faz sentido aos alunos. Mas perceber na prática onde podem utilizar retas paralelas e perpendiculares, por exemplo, faz toda a diferença”, explica.

Para a aluna Marilse da Trindade, o resultado do trabalho foi excelente. “Foi uma experiência inusitada poder fazer um traje em uma boneca. Pudemos executar as formas geométricas da Matemática em uma atividade prática”, conta.

Tags: