Projeto aproxima engenharias e estudantes do ensino médio

18. dezembro 2012 | Escrito por | Categoria: Câmpus São José, Matérias

Diminuir a evasão dos cursos de engenharia e, com isso, aumentar o número de engenheiros formados no País. Esse é o objetivo do projeto “Incentivando alunos do nível médio para as telecomunicações usando ferramentas lúdicas e competição”, que será realizado no Campus São José em 2013. O projeto está entre os contemplados por um edital de apoio a pesquisa financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e pela Vale S.A. e receberá o valo de R$ 26.800,00 para sua execução .

Segundo o coordenador do projeto e também coordenador do curso de Engenharia em Telecomunicações do Campus São José, Marcos Moecke, o projeto irá realizar competições escolares para aproximar estudantes de escolas públicas da realidade das engenharias. “O foco é mostrar aos alunos um pouco da realidade de uma engenharia, para que eles não entrem num curso com uma expectativa e o abandonem em função de encontrarem uma realidade totalmente diferente da esperada”, explica.

O projeto irá envolver um  aluno bolsista no Campus São José, quatro alunos e um professor bolsistas da escola estadual EEB Wanderley Junior e 80 estudantes do 2º ano do ensino médio desta escola, que é uma das maiores da região. “São alunos de duas turmas da Wanderley Junior, que vão conhecer algumas tecnologias com as quais trabalhamos e utilizá-las nas competições”, conta o coordenador.

As tecnologias a que serão apresentados os estudantes são softwares desenvolvido pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). Nas competições, além de utilizar os softwares, os alunos também terão acesso a um kit básico de equipamentos de telecomunicações e deverão resolver problemas de transmissão de informações envolvendo esses equipamentos.

Além de diminuir a evasão, o projeto também deverá estimular o interesse dos alunos por cursos de engenharia. “Ao levar para as escolas um pouco do que é um curso de engenharia, tenho certeza de que muitos estudantes vão despertar para mais essa possibilidade de carreira”, afirma Moecke.

Conforme o calendário do projeto aprovado pelo edital, as competições vão ocorrer no segundo semestre de 2013, mas ainda em fevereiro começarão a ser capacitados professores e estudantes que serão multiplicadores do projeto dentro colégio estadual.

Clique aqui e confirma mais informações sobre o projeto “Incentivando alunos do nível médio para as telecomunicações usando ferramentas lúdicas e competição” no site do CNPq.

Tags: