Servidores reencontram colegas e debatem desafios da aposentadoria

19. dezembro 2012 | Escrito por | Categoria: Câmpus Araranguá, Câmpus Caçador, Câmpus Canoinhas, Câmpus Chapecó, Câmpus Criciúma, Câmpus Florianópolis, Câmpus Florianópolis-Continente, Câmpus Garopaba, Câmpus Gaspar, Câmpus Itajaí, Câmpus Jaraguá do Sul-Centro, Câmpus Jaraguá do Sul-Rau, Câmpus Joinville, Câmpus Lages, Câmpus Palhoça Bilíngue, Câmpus São José, Câmpus São Miguel do Oeste, Câmpus Urupema, Campus Xanxerê, Gestão de Pessoas, Matérias

Uma grande família. Esse é o sentimento que une todos os servidores e ex-servidores que participaram do 5º Encontro de Assuntos de Preparação para a Aposentadoria realizado nos dias 14 e 15 de dezembro em Florianópolis. Com cerca de 50 participantes – entre servidores ativos, aposentados e seus acompanhantes –, o evento teve o objetivo de apresentar e debater diversas mudanças que ocorrem na vida dos servidores que se aposentam.

Muitos são os desafios que surgem com a aproximação da aposentadoria. “Tem gente que tem preconceito com essa palavra [aposentadoria], outros simplesmente acham que ela significa ‘ficar em casa o dia inteiro’. Mas há muito mais por trás disso: é uma nova fase da vida e que precisa ser bem aproveitada como todas as outras. Por isso realizamos anualmente este encontro”, explica Fernando Ribas, presidente da Comissão de Preparação para a Aposentadoria (CPPA) do IFSC.

Possibilitando a troca de experiências entre aposentados e servidores ativos, o Encontro serve como uma forma de amadurecer a possibilidade da aposentadoria, que é obrigatória no serviço público para quem atinge os 70 anos de idade. Foi pensando nisso que o professor Rogério Mello (na foto à direita, com sua esposa) participou do evento. “Estou numa ‘pilha’ tão grande no meu trabalho que, hoje, não penso em me aposentar. Mas já tenho idade e tempo de serviço e, quando recebi o convite do Encontro, me dei conta que é necessário começar a pensar sobre essa mudança, a qual será inevitável para todos nós”, afirma Mello, que atua como assessor técnico do gabinete na Reitoria.

A professora Kleny Pires do Amaral, do Campus Jaraguá do Sul, também aproveitou o Encontro para refletir sobre a possível aposentadoria. Atualmente recebendo abono de permanência (gratificação salarial a que têm direito os servidores que alcançam os requisitos para se aposentar mas preferem continuar trabalhando na instituição – clique aqui e saiba mais sobre as regras do abono), a mudança de rotina ainda é o maior desafio. “Eu moro em Joinville, dou aulas em Jaraguá e participou de uma comissão na Reitoria, em Florianópolis. Desta forma, o IFSC acaba sendo meu espaço de interação social, que eu acabei não constituindo em Joinville, onde tenho residência”, conta.

Para Kleny (na foto ao lado, com seu marido), as discussões provocadas durante o Encontro possibilitam o amadurecimento saudável sobre as mudanças na aposentadoria. “Há alguns anos eu participei do primeiro Encontro e percebi, na época, que não estava preparada para me aposentar. Agora volto a este evento e, mais uma vez, quero responder a mim mesma se eu já estou pronta para essa nova etapa”, diz a professora de Inglês.

Entre os 293 aposentados que estão na folha de pagamento de dezembro de 2012 do IFSC, 33 participaram do Encontro. Para uma deles, a professora Noêmia Brandt Brall, o Encontro promovido pela CPPA oferece muita riqueza tanto nas informações das palestras quanto nas oportunidades de rever os amigos aposentados e ativos. “Muitas vezes perdemos contato com pessoas muito queridas e que trabalharam conosco durante anos. Esse evento, viabilizado pelo IFSC, permite que tenhamos muitas alegrias ao reencontrar tanto amigos aposentados quanto aqueles que ainda estão trabalhando”, destaca.

Segundo estimativas da Diretoria de Gestão de Pessoas do IFSC, a instituição possui aproximadamente 130 servidores que poderão se aposentar nos próximos cinco anos. Entre eles, existem 53 que já completaram os requisitos para se aposentar e recebem o abono de permanência. Os servidores que recebem abono estão lotados nos campi Florianópolis (37 servidores), São José (3), Jaraguá do Sul (3), Joinville (1), Caçador (1) e na Reitoria (8).

A reitora do IFSC, Maria Clara Kaschny Schneider, compareceu ao Encontro na manhã de sábado e destacou a contribuição dos servidores presentes para a formação da instituição. “O papel que temos na sociedade e os prêmios que conquistamos são frutos do trabalho dos servidores aposentados e próximos de se aposentarem. É preciso referenciar essas conquistas”, diz.

O 5º Encontro
Entre os destaques da programação do evento realizado nos dias 14 e 15 de dezembro estiveram as palestras ministradas pela psicóloga Dulcinéa da Mata Ribeiro Monteiro, que conversou sobre a aposentadoria como um “ponto de mutação” na vida das pessoas, e pela nutricionista Letícia Klempous Corrêa, que abordou os problemas gerados pela resistência à insulina e como tratá-los de forma nutricional. Também houve um amigo secreto e um baile, para proporcionar a integração dos participantes.

Além disso, o Sinasefe-SC organizou uma mesa-redonda com a participação do coordenador-geral do sindicato, Marcos Neves, e debateu a atuação da entidade e assuntos relacionados à aposentadoria. Também houve uma conversa com as educadoras físicas Adriana Durieux e Inês Amanda Streit sobre qualidade de vida e o relato do professor Telmo Luiz Luz, que lançou um livro contando sua experiência.

Confira aqui as fotos do evento.

Como participar das atividades durante o ano
O Encontro não é a única atividade desenvolvida pela CPPA do IFSC ao longo do ano. Essa comissão realiza um trabalho paralelo com os aposentados, ajudando-os a coordenar encontros periódicos, almoços e viagens.

As atividades do grupo são abertas a acompanhantes, amigos e servidores em vias de aposentadoria. No entanto, como o grupo é autônomo em relação à instituição, existe o recolhimento de uma verba mensal de R$15,00 por meio de desconto via Sinasefe-SC. A verba é utilizada em ocasiões como o almoço para os aniversariantes do mês, um grande passeio ao final do ano e doações para uma instituição de caridade.

Para mais informações sobre o grupo ou para receber a agenda de atividades do grupo e da CPPA, basta entrar em contato com o presidente da CPPA, Fernando Ribas, pelo telefone 48 3877-9011 ou pelo e-mail ribas@ifsc.edu.br.

Tags: ,

Os comenários não estão permitidos.