Curso proporciona economia de recursos públicos e integração entre servidores de institutos federais

17. janeiro 2013 | Escrito por | Categoria: Câmpus Canoinhas, Câmpus Chapecó, Câmpus Garopaba, Câmpus Urupema, Gestão de Pessoas, Matérias, Reitoria

Terminou nesta quinta-feira (17) o primeiro curso de formação de pregoeiros oferecido pela Pró-Reitoria de Administração do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) a servidores do IFSC e do Instituto Federal Catarinense (IFC). Com 11 participantes, o curso proporcionou a troca de vivências entre os servidores das duas instituições e possibilitou uma economia de aproximadamente R$ 10 mil, entre valores de inscrição e gastos com diárias e passagens. A capacitação teve três dias de duração e ocorreu no Campus Florianópolis-Continente.

Ministrado pelo diretor de Administração do IFSC, Érico Madruga, o curso de formação de pregoeiros capacita profissionais para atuarem durante os pregões eletrônicos. “Mesmo realizado em Florianópolis, nosso curso dá a mesma certificação que os cursos promovidos pela ESAF [Escola de Administração Fazendária]”, afirma Madruga, que também é professor credenciado pela ESAF.

Para o diretor, além da economia de recursos, o maior benefício da realização de cursos que integrem instituições como o IFSC e o IFC é o compartilhamento de conhecimento e de boas práticas. “Isso incentiva o trabalho em rede e permite a disseminação do conhecimento, a valorização dos servidores e o aprimoramento profissional”, destaca.

Participaram do curso servidores dos câmpus Chapecó, Canoinhas, Garopaba e Urupema, além de sete servidores do IFC.

Instituições parceiras

Segundo Madruga, o IFSC deverá promover, em 2013, uma série de cursos em parceria com instituições como o IFC, a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), visando à integração dessas instituições e à otimização do uso de recursos públicos. “Por enquanto ainda estamos conversando com as áreas de Administração dessas quatro instituições, verificando em que áreas poderemos atuar de forma a compartilhar conhecimentos e boas práticas”, conta.

Além das áreas de Administração (como Compras e Contratos), também outras áreas deverão ser envolvidas pelo projeto de capacitação integrada entre as instituições. “Faremos reuniões também com os servidores do IFSC em diversas áreas para termos mais ideias e identificarmos práticas a compartilhar e discutir. Com certeza teremos cursos e debates em diversas áreas, não somente de Administração”, explica.

Tags: ,