IFSC realiza I Seminário de Licitações, Contratos e Convênios

15. março 2013 | Escrito por | Categoria: Câmpus Araranguá, Câmpus Caçador, Câmpus Canoinhas, Câmpus Chapecó, Câmpus Criciúma, Câmpus Florianópolis, Câmpus Florianópolis-Continente, Câmpus Garopaba, Câmpus Gaspar, Câmpus Itajaí, Câmpus Jaraguá do Sul-Centro, Câmpus Jaraguá do Sul-Rau, Câmpus Joinville, Câmpus Lages, Câmpus Palhoça Bilíngue, Câmpus São Carlos, Câmpus São José, Câmpus São Miguel do Oeste, Câmpus Tubarão, Câmpus Urupema, Campus Xanxerê, Gestão, Gestão de Pessoas, Matérias

sem_pessoasNos dias 14 e 15 de março foi realizado o I Seminário de Licitações, Contratos e Convênios do IFSC, no Hotel Castelmar, em Florianópolis. Cerca de 230 servidores participaram do encontro, que teve como objetivo compartilhar conhecimento, discutir ideias e aprimorar os processos já existentes na instituição.

Durante os dois dias, gestores de todos os câmpus e também da Reitoria, além de outros servidores envolvidos com os processos, participaram de painéis temáticos e oficinas, a fim de debater a relação entre o planejamento, a execução orçamentária, os processos licitatórios e os convênios realizados com outras instituições e com as fundações de apoio. A disseminação de boas práticas e exemplos de sucesso também estiveram em pauta durante o encontro.

sem_mcA abertura do evento contou com a presença da reitora do IFSC, Maria Clara Kaschny Schneider, a pró-reitora de Administração, Elisa Flemming Luz, o diretor de Administração, Érico de Ávila Madruga, a pró-reitora de Ensino, Daniela de Carvalho Carrelas, o assessor de Assuntos Estudantis, André Soares Alves, o pró-reitor de Extensão e Relações Externas, Golberi de Salvador Ferreira, o pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, Andrei Zwetsch Cavalheiro, e o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, Mário de Noronha Neto, além da presença do convidado externo Pedro Antônio de Melo, que é coordenador do mestrado profissional em Administração Universitária e Diretor do Instituto de Pesquisas e Estudos em Administração Universitária da UFSC.

Maria Clara ressaltou que esses processos são extremamente importantes para a manutenção da instituição e que eles envolvem, direta ou indiretamente, todos os servidores e alunos do IFSC. “Precisamos seguir uma legislação existente que às vezes nos limita, que deixa nossos processos não tão ágeis quanto gostaríamos, mas com certeza essa discussão melhorará muito os nossos processos”, afirma a reitora.

sem_ericoSegundo o diretor de Administração do IFSC, o seminário foi uma oportunidade única para melhorar os processos. “A instituição vive um momento importante, com a construção da Política de Comunicação e do Plano de Desenvolvimento Institucional, e essa socialização é fundamental para que todos conheçam nossos processos e necessidades e nos ajudem a aprimorá-los”, disse.

Em pesquisa realizada pela Diretoria de Administração entre os servidores do IFSC, os principais problemas apontados foram a falta de informação sobre os processos e a falta de sistemas informatizados. “Sabemos que ainda há muito a melhorar e esse diagnóstico nos dá uma ideia por onde começar”, ressalta Érico.

Tags: