IFSC participa do Seminário de Gestores de Assistência Estudantil da Rede Federal

22. março 2013 | Escrito por | Categoria: Eventos, Gestão, Matérias

abertura 2De 18 a 20 de março, foi realizado o Seminário de Gestores de Assistência Estudantil da Rede Federal, em Goiânia. Durante o encontro, representantes de 34 instituições elaboraram um documento com propostas para a área de Assistência Estudantil que será encaminhado ao Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif).

A abertura do seminário contou com a participação do reitor do Instituto Federal de Goiás (IFG), Paulo César Pereira, do reitor do Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSul), Antônio Carlos Barum Brod, do reitor eleito do IFSul, Marcelo Bender Machado, e dos representantes dos institutos federais, centros federais tecnológicos e do Colégio Pedro II.

O Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) foi representado no seminário pela psicóloga Janaína Turcato Zanchin. Segundo Janaína, a principal questão levantada no documento elaborado durante o seminário é a criação de diretrizes nacionais para a Assistência Estudantil. “Atualmente não temos diretrizes unificadas, cada Instituto executa a assistência da forma que acha mais adequado”, explica.

IMG_1466 2Segundo a psicóloga, o documento ainda sugere uma revisão da composição da matriz orçamentária, solicita que seja elaborada uma pesquisa para traçar o perfil do aluno da Rede Federal – a exemplo do que já exista para as Universidades – e que seja determinada uma estrutura mínima de Assistência Estudantil em cada câmpus, composta por psicólogo, pedagogo, nutricionista e assistente social.

O relatório final do Seminário de Gestores de Assistência Estudantil da Rede Federal também sugere a criação de uma Câmara Técnica e de um Grupo de Trabalho (GT) da Assistência Estudantil junto ao Conif, como forma de auxiliar os reitores que compõem o Conselho na tomada de decisões nos diversos assuntos que envolvam essa temática.

A proposta é que o GT seja formado por dois representantes de cada região do país, sendo a região sul representada pelo IFSul e pelo IFSC. Janaína comenta que o IFSC se destaca entre os institutos por já ter uma política de Assistência Estudantil estruturada. “Hoje conseguimos atender muitos alunos em todos os câmpus do Instituto, coisa que não acontece em alguns lugares”, completa.

Com informações da Coordenação-Geral de Comunicação Social do IFG e Assessoria de Comunicação do Conif

Fotos: Assessoria de Comunicação do Conif

Tags: ,