Projeto do Câmpus Joinville estuda o planejamento estratégico de hospitais filantrópicos

2. maio 2013 | Escrito por | Categoria: Câmpus Joinville, Matérias
Equipe do projeto aprovado pela Fapesc

Equipe do projeto aprovado pela Fapesc

Pesquisar a realidade dos hospitais filantrópicos, identificar suas especificidades e construir uma metodologia de elaboração de planejamento estratégico adequada a essas instituições.  Esses são os objetivos de um projeto elaborado em parceria pelo Câmpus Joinville do IFSC e pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e que receberá R$ 34,5 mil da Fundação de Amparo à Pesquisa de Santa Catarina (Fapesc) para sua realização. O projeto irá envolver os seis hospitais filantrópicos da região norte catarinense e deve ser concluído até o final de 2014.

O projeto foi aprovado na Fapesc com o nome de “Modelo de Planejamento Estratégico Organizacional para Instituições Filantrópicas de Saúde”. Segundo um dos integrantes da equipe no câmpus, Jorge Cunha, durante o projeto serão mapeados aspectos institucionais de gestão dos hospitais e analisadas as variáveis do ambiente organizacional. “Vamos investigar desde a formação das instituições até sua estrutura atual, levando em consideração aspectos históricos, organizacionais e mercadológicos, necessários para instrumentalizar a construção de um Planejamento Estratégico”, explica.

Entre as variáveis do ambiente organizacional analisadas pela equipe estarão as internas, como recursos humanos, atendimento, estrutura física, processos internos e custos, e as variáveis externas, como mercado e suas questões econômicas, sociais, político-legais, geográficas, demográficas e culturais. “Dessa forma esperamos construir de um referencial próprio de planejamento desse modelo de organização e, assim, contribuir com a evolução da capacidade de gestão dessas instituições, proporcionando administrações com mais profissionalismo e geração de impactos diretos na qualidade dos serviços prestados à população”, afirma Cunha.

No IFSC, a equipe do projeto é composta pelos professores Jorge Cunha, Marcos Aurélio Schwede e Marcio Tadeu da Costa e Amilton Fernando Cardoso, da área de Gestão Hospitalar do Câmpus Joinville. O representante da UFSC é o professor Claudelino Martins Dias Junior. Mais informações pelo e-mail jorge.cunha@ifsc.edu.br.

Tags: , , , ,

Os comenários não estão permitidos.