IFSC promove seminário na Semana Nacional de Museus

3. maio 2013 | Escrito por | Categoria: Câmpus Florianópolis, Eventos, Matérias, Reitoria

O Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) promove nos dias 15 e 16 de maio o seminário Memória & Memórias, como parte da programação oficial da Semana Nacional de Museus, organizada anualmente pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). As inscrições, gratuitas e abertas ao público externo, podem ser feitas por formulário on-line.

De acordo com a coordenadora do seminário, Sandra Lopes Guimarães, o encontro vai proporcionar uma abordagem do conceito de memória a partir de interlocutores vindos de diversas áreas do conhecimento. Além de palestras com especialistas de diferentes atuações, haverá a apresentação do projeto do Memorial do Câmpus Florianópolis, mostra do curso de Design, exibição de vídeo e oficina de pintura (veja a programação completa abaixo). As discussões serão um marco importante para a instituição, que começa a organizar a criação do Centro de Memória, Documentação e Cultura.

A museóloga Luciana Palmeira, da Coordenação de Patrimônio Museológico do Ibram, órgão vinculado ao Ministério da Cultura, vai apresentar conferência com reflexões sobre a criação do Centro de Memória do IFSC. Na sequência, as servidoras Sandra Lopes Guimarães, pedagoga da Pró-Reitoria de Ensino, e Denise Meira, docente do Câmpus Florianópolis, vão apresentar o projeto de criação do Centro de Memória – trabalho que teve início em meados de 2008 e que recebeu aprovação institucional em 2013, com a assinatura da portaria de criação.

A 11ª edição da Semana Nacional de Museus terá o tema “Museus (Memória + Criatividade) = Mudança Social” e vai envolver a participação de 1.252 instituições em todo o país, com 3.911 atividades desenvolvidas em 535 municípios. Para mais informações sobre o evento, acesse o site do Ibram clicando aqui.

SAIBA MAIS

Seminário Memória & Memórias
Data: 15 e 16 de maio de 2013
Local: Auditório da Reitoria
Inscrições: gratuitas, pelo formulário on-line

Programação

15 de maio*

8h – Credenciamento
8h30 – Abertura
9h30 – Apresentação da Mostra Design (Camila Macedo dos Reis – estudante do Câmpus Florianópolis)
10h – Intervalo
10h30 – Conferência – Patrimônio gastronômico cultural: registro dos saberes e fazeres tradicionais (Silvana Graudenz Müller e Nicole Pelaez – professoras do Câmpus Florianópolis-Continente)
12h – Intervalo para almoço
14h às 17h30 – Oficinas de street art (Jonathas Silveira e Lucas Prisco)**
15h – Vídeo “Criatividade e o olhar na fotografia” (Eduardo Trauer, professor da Udesc e fotógrafo)
16h – Intervalo
16h30 – Conferência – A história dos vencidos (Pedro Cabral Filho, professor da rede municipal de Florianópolis)
17h30 – Apresentação do projeto do Memorial do Câmpus Florianópolis (Marcelo Martins, vice-diretor do Câmpus Florianópolis)
18h – Coral do IFSC

16 de maio*

9h – Conferência – Memória e psicanálise: um aporte sobre subjetividades contemporâneas (Teresa Pavone, da Escola Brasileira de Psicanálise/Curitiba)
10h35 – Intervalo
10h45 – Conferência – Tantas coisas guardadas: memórias femininas (Tânia Ramos/Universidade Federal de Santa Catarina)
11h30 – Apresentação de livro – Escritora Simoni Guimarães – Palavra Encantada
12h – Intervalo para almoço
14h – Conferência – Museus & Memória: reflexões para a criação do Centro de Memória, Documentação e Cultura do IFSC (Luciana Palmeira, Coordenação de Patrimônio Museológico/Ibram/Ministério da Cultura)
15h – Conferência – Esther Grossi (Grupo de Estudos sobre Educação, Metodologia de Pesquisa e Ação – a confirmar)
16h – Intervalo
16h30 – Apresentação do projeto de criação do Centro de Memória, Documentação e Cultura do IFSC (Sandra Lopes Guimarães e Denise Meira, IFSC)
17h30 – Encerramento

* Durante os dois dias, haverá mostra do Curso de Design do IFSC
** A oficina terá capacidade para até 15 participantes, que devem trajar roupas apropriadas para pintura. O material será disponibilizado pela Pró-Reitoria de Extensão e Relações Externas.

Tags: ,

Os comenários não estão permitidos.