Projeto de extensão do Câmpus Araranguá é contemplado em edital da Capes

17. maio 2013 | Escrito por | Categoria: Câmpus Araranguá, Matérias

O projeto de extensão “Formando talentos para a Educação, Ciência e Cultura”, elaborado por um grupo de professores do Câmpus Araranguá, foi contemplado no Programa Novos Talentos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), voltado ao apoio de propostas de realização de atividades extracurriculares para professores e alunos da educação básica (Edital 055/2012). Com prazo de execução de dois anos, o projeto envolve um total de 11 atividades, divididas em três subprojetos relacionados a três áreas: 1) divulgação e formação científica; 2) formação docente; 3) cultura, esporte e cidadania. No total, dez professores do câmpus estarão envolvidos na execução do projeto, que vai receber R$ 190 mil da Capes.

De acordo com o diretor do Câmpus Araranguá e proponente do projeto, Olivier Allain, as atividades previstas envolvem professores e alunos de duas escolas de educação básica da rede estadual e professores e alunos do curso de licenciatura em Ciências da Natureza do câmpus. “Essa interação educação básica/educação superior por meio da extensão já é algo bem consolidado no Câmpus Araranguá, então não foi difícil encontrar disposição e trabalhos trilhados pelos nossos professores”, afirma Allain. Os professores que vão atuar no desenvolvimento do projeto são Adriano Antunes Rodrigues, César Luiz Moreira da Fonseca Marques, Felipe Damásio, Humberto Luz Oliveira, Maurício Dalpiaz Melo, Mateus Cardoso Colares, Mateus Medeiros Teixeira, Ramon Silva da Cunha e Samuel Costa, além do próprio Olivier Allain.

As atividades serão desenvolvidas com alunos das escolas de educação básica Apolônio Ireno Cardoso, de Balneário Arroio do Silva, e Maria Garcia Pessi, de Araranguá. No subprojeto 1, estão previstas atividades nos laboratórios de Química e Biologia, gravação de vídeo sobre tema transversal e atividades com o Clube de Astronomia do câmpus. No subprojeto 2 são previstas cinco atividades: oficina de jogos matemáticos para o ensino fundamental, formação continuada de professores sobre os aspectos geológicos e geomorfológicos dos cânions do Sul, curso de Libras, uso do xadrez como ferramenta pedagógica e formação de professores sobre objetos de aprendizagem em Física com animação em três dimensões. Para o subprojeto 3 são previstas outras três atividades: produção e divulgação de climatologia para formar cidadãos, prática de voleibol (atividade intitulada “sacando talentos”) e clube de língua inglesa.

O Edital 055/2012 da Capes selecionou um total de 86 projetos enviados por instituições de ensino superior, todos com foco em formação docente, formação discente em ciências/matemática, idiomas, cultura e oportunização de viagens formativas em centros de excelência para professores do ensino básico. Para consultar a relação completa de projetos contemplados, clique aqui.

Tags: , ,