IFSC realiza 2ª edição do Curso de Formação de Pregoeiros

21. maio 2013 | Escrito por | Categoria: Gestão, Matérias

SONY DSCNos dias 15, 16 e 17 de maio, 21 servidores do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e do Instituto Federal Catarinense (IFC) participaram da 2ª edição do Curso de Formação de Pregoeiros, realizado no Câmpus Florianópolis-Continente. O curso capacita profissionais para atuarem em pregões eletrônicos.

O curso do IFSC é o mesmo promovido pela Escola de Administração Fazendária (Esaf) e foi ministrado pelo diretor de Administração do IFSC, Érico de Avila Madruga. Durante os três dias, os participantes tiveram orientações de como operar um pregão eletrônico e também de como agir durante o processo. “O pregoeiro lida com vários tipos de pressão e nesse momento precisa manter o equilíbrio psicológico e emocional”, conta Érico.

O conteúdo do curso é formado pela parte teórica – que envolve o perfil do pregoeiro, noções de gestão pública e normas de conduta – e também por uma parte prática. “No terceiro dia foi realizada uma sessão de pregão simulada, onde os participantes puderam vivenciar a operação de um pregão eletrônico. Após a conclusão do curso todos saem aptos para exercer a função, mas é recomendado que todos acompanhem pelo menos um pregão junto a um pregoeiro experiente antes de começar a atuar”, ressalta Érico.

Parcerias

SONY DSCÉrico destaca ainda que as parcerias para realização de capacitações desse tipo devem ser ampliadas com a criação do Fórum de Reitores das Instituições Públicas de Santa Catarina, que tem como objetivo primorar a articulação entre as universidades e institutos do Estado. “Nesse primeiro momento a parceria foi realizada apenas com o IFC, mas pretendemos incluir a UFSC e a UFFS para as próximas edições”, explica.

O diretor ressalta ainda que o mais importante dessa integração entre as instituições é a economia de recursos públicos e também a troca de conhecimentos específicos. “Com a criação do Fórum, pretendemos ampliar essas parceiras para capacitações em outras áreas e editais de compras, por exemplo”, conclui Érico.

Tags: , ,