IFSC participa de seminário sobre institucionalização da EaD

24. maio 2013 | Escrito por | Categoria: Câmpus Florianópolis, Câmpus Florianópolis-Continente, Eventos, Matérias

Quais os modelos existentes de institucionalização da Educação a Distância (EaD) nas instituições públicas de ensino superior? O que é necessário mudar para melhorar a qualidade dos cursos e os indicadores relacionados ao ensino? Quais são as soluções que estão sendo aplicadas ou estudadas pelas instituições vinculadas ao Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB)? Para responder a perguntas como essas, representantes do IFSC participaram, nos dia 22 e 23, do EADSIMP 2013, um seminário que reuniu em Florianópolis aproximadamente 700 estudantes, tutores, professores, pesquisadores, gestores e outros profissionais ligados à EaD no País. O evento foi promovido em parceria pelo IFSC e pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

eadsimp2013-dia-1-aberturaUma das principais constatações do seminário foi que, entre as instituições públicas de ensino superior, existem os mais diferentes patamares do processo de institucionalização. Segundo a reitora do IFSC, Maria Clara Kaschny Schneider, que participou da abertura do evento e da mesa-redonda com o tema “Desafios institucionais para  a EaD nas Instituições Federais de Ensino Superior”, os gestores têm o desafio de direcionar sua instituição nesse processo. “Se as questões relacionadas à EaD não forem resolvidas, corremos o risco de termos sobressaltos de um ano para outro, ou seja, de não termos continuidade em nossas ações devido a trocas de governo ou outras mudanças fora da instituição”, explica.

Para a reitora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Maria Lúcia Cavalli Neder, a decisão institucional mais importante relacionada à EaD vem antes mesmo do início da oferta de cursos. eadsimp2013-dia-1-publico“Uma instituição federal como as nossas não pode decidir entrar na EaD só porque há dinheiro envolvido e existem bolsas para os servidores. A EaD deve formar cidadãos críticos e a opção pela modalidade a distância deve ser, além de política, uma reafirmação do propósito social de cada uma das instituições públicas de educação”, afirma.

eadsimp2013-dia-1-maria-claraSegundo a dirigente máxima da UFSC, Roselane Neckel, a institucionalização passa, necessariamente, por um diagnóstico interno de todos os processos ligados à EaD. “Fizemos isso na nossa Universidade e, a partir do diagnóstico, tomamos medidas como a designação de servidores técnico-administrativos para cuidar exclusivamente de questões relacionadas à modalidade a distância”, conta.

O reitor do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), Belchior de Oliveira Rocha, apresentou o modelo adotado pela sua instituição e defendeu a autonomia institucional para definição de cada processo de institucionalização. “No IFRN temos uma estrutura a distância bastante disseminada entre nossos câmpus, com servidores docentes e técnico-administrativos designados para atuar na EaD dentro da sua carga horária. As bolsas são destinadas apenas a quem atua na EaD fora de sua carga horária”, relata.

IFSC no EADSIMP2013

eadsimp2013-dia-1-pauloAlém da reitora, também servidores e bolsistas dos programas a distância do IFSC participaram do seminário e representaram a instituição em debates envolvendo o processo de institucionalização. O chefe do Departamento de Educação a Distância, Paulo Roberto Weigmann, participou da abertura do evento e mediou a mesa-redonda sobre “Institucionalização dos polos: articulação institucional”, realizada na tarde do dia 22.

Já os professores Ana Kaciara Wildner e Felipe Cantorio Soares relataram suas experiência junto aos cursos de Especialização em Educação para a Diversidade com ênfase em EJA e de graduação em Gestão Pública, respectivamente. eadsimp2013-dia-2-ana-felipeOs relatos ocorreram na mesa-redonda “Socialização de Experiências na Gestão de Cursos”, que compartilhou os acertos e as dificuldades encontradas na construção e na oferta de cursos na modalidade a distância.

Fora do auditório no qual ocorreram os debates, o IFSC também apresentou banners dos cursos a distância oferecidos. Além, disso, o coral e a orquestra da instituição realizaram uma apresentação na noite do dia 22.

eadsimp2013-dia-1-bannersO evento foi realizado no Centro de Eventos da UFSC e mais informações sobre o seminário estão disponíveis no site http://eadsimp2013.wordpress.com.

Tags: