Grupo de trabalho para implantação do Centro de Memória inicia trabalhos

3. junho 2013 | Escrito por | Categoria: Câmpus Araranguá, Câmpus Caçador, Câmpus Canoinhas, Câmpus Chapecó, Câmpus Criciúma, Câmpus Florianópolis, Câmpus Florianópolis-Continente, Câmpus Garopaba, Câmpus Gaspar, Câmpus Itajaí, Câmpus Jaraguá do Sul-Centro, Câmpus Jaraguá do Sul-Rau, Câmpus Joinville, Câmpus Lages, Câmpus Palhoça Bilíngue, Câmpus São José, Câmpus São Miguel do Oeste, Câmpus Urupema, Campus Xanxerê, Matérias, Reitoria

SONY DSCDezesseis representantes da Reitoria e dos câmpus Florianópolis, Chapecó, São Miguel do Oeste, Caçador, Jaraguá do Sul, Xanxerê, Canoinhas, São José, Criciúma, Lages, Urupema e Itajaí participaram, no último dia 29 de maio, da primeira reunião do grupo de trabalho responsável por atualizar o projeto e elaborar o regimento interno do Centro de Memória, Documentação e Cultura do IFSC. De acordo com a coordenadora do GT, Sandra Lopes Guimarães, num primeiro momento estão em discussão diversos aspectos da identidade da instituição, análise necessária para a elaboração de um plano de trabalho museológico. “O objetivo é considerar as especificidades locais de cada câmpus na construção desse plano”, afirma.

No primeiro encontro, o grupo de trabalho deu início a uma leitura conjunta do projeto apresentado à Reitoria no início do ano, para conhecer em detalhes o que está previsto na proposta e definir pontos que precisem ser alterados ou aprimorados. Cada participante da reunião recebeu a tarefa de identificar, em seus câmpus, pessoas interessadas em colaborar com o trabalho e também fazer um levantamento das peculiaridades locais. “Por exemplo, nós sabemos que no Câmpus Chapecó há um trabalho em torno da história oral, então essa especificidade vai ser trazida para o projeto mais amplo”, explica Sandra. Também foi apresentada a proposta de realização de entrevistas gravadas com antigos servidores da instituição, com a colaboração da Coordenadoria de Jornalismo.

As reuniões do GT serão quinzenais, sendo que a próxima está agendada para o dia 13 de maio, na Reitoria. Interessados em colaborar com o trabalho podem participar das reuniões, desde que com autorização da direção de seu câmpus (que deve arcar com os custos de deslocamento do servidor para as reuniões em Florianópolis).

A criação do Centro de Memória, Documentação e Cultura do IFSC foi formalizada pela Portaria n.678/2013, que prevê sua constituição como um espaço de arquivamento, ensino, pesquisa e extensão que resgate e contemple a memória e a produção do conhecimento da educação tecnológica. Pelo projeto de criação, a estrutura prevista inclui a implantação de espaço de coordenação, biblioteca, arquivo geral, espaço de memória (museu, com salas de exposições permanentes e temporárias), laboratório de imagem e oralidade e espaço das artes. Prevê ainda a constituição de um banco de depoimentos orais, a formação de acervo documental e bibliográfico e a disponibilização do acervo – composto por documentos orais e textuais, além de itens iconográficos e museológicos – ao público em geral. Outro objetivo previsto é a promoção da cooperação e o intercâmbio com a Argentina, o Paraguai e o Uruguai, de acordo com o Protocolo de Integração Cultural do Mercosul.

Tags:

Os comenários não estão permitidos.