POR DENTRO DO IFSC: Equipe coordena ações de melhoria da qualidade de vida dos servidores

28. junho 2013 | Escrito por | Categoria: Câmpus Araranguá, Câmpus Caçador, Câmpus Canoinhas, Câmpus Chapecó, Câmpus Criciúma, Câmpus Florianópolis, Câmpus Florianópolis-Continente, Câmpus Garopaba, Câmpus Gaspar, Câmpus Itajaí, Câmpus Jaraguá do Sul-Centro, Câmpus Jaraguá do Sul-Rau, Câmpus Joinville, Câmpus Lages, Câmpus Palhoça Bilíngue, Câmpus São Carlos, Câmpus São José, Câmpus São Miguel do Oeste, Câmpus Tubarão, Câmpus Urupema, Campus Xanxerê, Gestão de Pessoas, Matérias

Coordenar e propôr projetos e ações que melhorem o ambiente de trabalho e a qualidade de vida dos servidores do IFSC, além de otimizar o relacionamento entre a instituição e o Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor Público Federal (SIASS). Esses são os objetivos da mais nova área da Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP) do IFSC, a Coordenadoria de Atenção à Saúde. Em funcionamento desde meados de junho, a Coordenadoria deverá apresentar resultados concretos já a partir da próxima semana.

Para o diretor de Gestão de Pessoas do IFSC, Volnei Velleda Rodrigues, a nova área da DGP vai gerenciar ações que já vêm sendo realizadas e estudar mudanças na instituição que possibilitem uma visão integral da saúde de docentes e técnicos-administrativos. “Muitas coisas têm ocorrido de forma pontual, como a vacinação contra a gripe e a elaboração dos laudos de insalubridade e periculosidade. Agora queremos integrar essas ações e, a partir de um amplo diagnóstico, planejar programas que beneficiem os servidores”, explica.

A Coordenadoria terá, segundo Rodrigues, três diretrizes amplas de atuação: melhorar o ambiente de trabalho, do ponto de vista da saúde funcional e do clima organizacional; aumentar a segurança e a ergonomia dos locais de trabalho; promover a saúde física e mental dos servidores. “É nesse sentido que iremos caminhar, com ações e preocupações tanto emergenciais quanto de médio e longo prazos”, diz o diretor.

coord atencao saude img1A equipe da Coordenadoria de Atenção à Saúde é composta pela coordenadora, Soraia Destri Pessôa, e pelo servidor Fabrício dos Santos Agacy, que é engenheiro de segurança do trabalho. “Até este momento estamos elaborando o plano anual de atividades, realizamos reuniões com o SIASS e outros órgãos públicos e encaminhamos casos pontuais de servidores que precisavam ser solucionados”, relata Soraia.

Além do trabalho de rotina do setor, a Coordenadoria também está focada em três ações de curto prazo. A primeira delas é a realização de exames periódicos para todos os servidores da instituição. “A partir da semana que vem já começaremos a emitir comunicados explicando como e onde serão feitos os exames. A princípio, os servidores dos câmpus Florianópolis e São José serão os primeiros a realizar os exames, mas estenderemos o procedimento a todo o Estado”, diz a coordenadora.

A segunda ação é a revisão dos laudos de periculosidade e de insalubridade. “A legislação dessa área mudou e, com isso, os laudos atuais serão todos revisados. No entanto, não vamos nos prender apenas aos locais que já foram avaliados: após a revisão dos atuais laudos, faremos uma visita e uma avaliação de todos os ambientes de trabalho de todos os câmpus e da reitoria”, conta Agacy, engenheiro de segurança do trabalho.

Por fim, a terceira ação é o fortalecimento e a melhoria da comunicação e do atendimento dos servidores junto ao SIASS. “Vamos uniformizar alguns procedimentos e tornar mais efetivo o atendimento dos servidores. Com exceção dos câmpus da região oeste catarinense, todos os outros são atendidos apenas pela unidade do SIASS que fica em Florianópolis, junto ao INSS. Essa melhoria poderá implicar, no médio prazo, a reformulação dessa estrutura de atendimento e beneficiar, principalmente, os câmpus da Expansão”, afirma o diretor de Gestão de Pessoas.

As medidas tomadas pela Coordenadoria de Atenção à Saúde também necessitam da sugestão e do apoio dos servidores. “Queremos que nossos servidores não sejam apenas um número ou um atestado médico, por isso vamos implantar ações coordenadas para tornar o IFSC um local mais seguro e cada vez melhor para se trabalhar”, lembra Soraia.

O contato com a Coordenadoria de Atenção à Saúde é realizado, na maioria das vezes, pelas Coordenadorias de Gestão de Pessoas (CGPs) dos câmpus. Porém, qualquer servidor pode entrar em contato por meio do telefone 48 3877-9066 ou enviar um e-mail para soraia@ifsc.edu.br ou fabricio.agacy@ifsc.edu.br.

Tags: ,

Os comenários não estão permitidos.