Coordenadoria de Atenção à Saúde inicia exames periódicos dos servidores

12. julho 2013 | Escrito por | Categoria: Câmpus Araranguá, Câmpus Caçador, Câmpus Canoinhas, Câmpus Chapecó, Câmpus Criciúma, Câmpus Florianópolis, Câmpus Florianópolis-Continente, Câmpus Garopaba, Câmpus Gaspar, Câmpus Itajaí, Câmpus Jaraguá do Sul-Centro, Câmpus Jaraguá do Sul-Rau, Câmpus Joinville, Câmpus Lages, Câmpus Palhoça Bilíngue, Câmpus São Carlos, Câmpus São José, Câmpus São Miguel do Oeste, Câmpus Urupema, Campus Xanxerê, Gestão de Pessoas, Matérias

A partir da próxima semana, a Coordenadoria de Atenção à Saúde do IFSC dará início à realização dos exames periódicos dos servidores. O Câmpus São José será o primeiro a realizar os exames. A ação faz parte do macroprojeto institucional Saúde e Qualidade de Vida dos Servidores, sob responsabilidade da Diretoria de Gestão de Pessoas.

Os exames serão realizados em conformidade com o Decreto nº 6.856/2009. Para viabilizar a realização dos exames em todos os câmpus do IFSC, foi contratada a empresa Preven Med Saúde Ocupacional Ltda, por meio de licitação, que irá gerenciar o credenciamento de médicos em todas as regiões do estado.

Após o Câmpus São José, serão atendidos os demais câmpus da região. “Os câmpus da Grande Florianópolis serão os primeiros devido ao fato de já haver um setor médico nos câmpus Florianópolis e São José, o que facilita o processo”, explica a coordenadora de Atenção à Saúde, Soraia Destri Pessôa. No restante do estado, a empresa contratada irá credenciar os médicos responsáveis pela coleta e análise dos resultados. Em cada câmpus, serão convocados primeiramente os servidores que atuam em ambientes com insalubridade/periculosidade, depois os que estão na faixa etária acima de 40 anos e na sequência os que estão abaixo de 40 anos.

Todos os servidores poderão realizar exames de sangue, de urina e de fezes. Servidores acima de 45 anos devem fazer também o exame oftalmológico. Além disso, todas as mulheres poderão realizar o papanicolau e mulheres acima de 50 anos também a mamografia. Os exames oftalmológico, mamografia e papanicolau não serão realizados nos câmpus, mas sim em clínicas especializadas. “O servidor receberá um envelope com as requisições e deverá agendar os exames diretamente no local informado”, explica Soraia.

Quando todos os exames estiverem prontos, o servidor deverá agendar um horário com o médico para análise dos resultados. Caso necessário, serão solicitados exames complementares. “Com esses dados, vamos poder detectar os problemas de saúde dos servidores e pensar o que pode ser feito para a promoção da saúde no IFSC”, explica a coordenadora.

Todos os servidores deverão aguardar convocação e instruções por e-mail. A realização dos exames periódicos não é obrigatória. Caso o servidor não queira participar, deverá preencher o termo de responsabilidade – que será enviado junto com a convocação – e entregá-lo à Coordenadoria de Gestão de Pessoas (CGP) do câmpus onde está lotado, ou à Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP) para os servidores lotados na Reitoria, para arquivo em sua pasta funcional.

Em caso de dúvidas, os servidores podem entrar em contato com a Coordenadoria de Saúde do Servidor pelo telefone (48) 3877-9066 ou pelos e-mails soraia@ifsc.edu.br e fabricio.agacy@ifsc.edu.br.

Tags: , , ,

Os comenários não estão permitidos.