IFSC terá Regulamento Didático-Pedagógico atualizado

18. julho 2013 | Escrito por | Categoria: Câmpus Araranguá, Câmpus Caçador, Câmpus Canoinhas, Câmpus Chapecó, Câmpus Criciúma, Câmpus Florianópolis, Câmpus Florianópolis-Continente, Câmpus Garopaba, Câmpus Gaspar, Câmpus Itajaí, Câmpus Jaraguá do Sul-Centro, Câmpus Jaraguá do Sul-Rau, Câmpus Joinville, Câmpus Lages, Câmpus Palhoça Bilíngue, Câmpus São José, Câmpus São Miguel do Oeste, Câmpus Urupema, Campus Xanxerê, Matérias, Reitoria

Comitê técnico constituído por 31 servidores da Reitoria e de diversos câmpus trabalham na elaboração do novo Regulamento Didático-Pedagógico da instituição, documento único que irá reger os processos didáticos e pedagógicos desenvolvidos no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). De acordo com o diretor de Desenvolvimento de Ensino e coordenador do comitê, Paulo Roberto Wollinger, o cronograma de trabalho prevê que a primeira proposta de texto para o novo documento seja disponibilizada para consulta pública entre os dias 2 de setembro e 1° de outubro.

A necessidade de atualizar o RDP – antes denominado Organização Didático-Pedagógica – se deu em função das mudanças estruturais ocorridas com a transformação do antigo Centro Federal de Educação Tecnológica de Santa Catarina (Cefet) em IFSC. “O grau de complexidade da instituição ficou maior, e por isso o Regulamento Didático-Pedagógico precisa acompanhar essas mudanças”, justifica Wollinger. As ODPs eram distintas em cada câmpus, mas a perspectiva agora é que um único regulamento seja a referência para a organização dos processos didáticos e pedagógicos em todos os câmpus, o que inclui normatizar os cursos de formação inicial e continuada (FIC), técnicos, de graduação e de pós-graduação.

No RDP estão regulamentados todos os trâmites e processos que envolvem a vida acadêmica, como ingresso, matrículas, transferências, objetivos do ensino, organização dos cursos, organização dos Projetos Pedagógicos de Curso (PPC), planejamento das unidades curriculares, regime escolar, validação de conhecimentos, emissão de diplomas, históricos e certificados, diretos e deveres dos alunos e dos servidores, entre outros. “Esse processo de atualização é extremamente importante para a instituição e todos os servidores são convidados a contribuir com sugestões”, afirma Wollinger.

Tags: