Contratos para construção do Câmpus Tubarão e ampliação do Câmpus Caçador são assinados

19. julho 2013 | Escrito por | Categoria: Câmpus Caçador, Câmpus Tubarão, Matérias

Esta semana, a reitora do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Maria Clara Kaschny Schneider, assinou os contratos para a ampliação do Câmpus Caçador e para a construção do Câmpus Tubarão, no sul do estado. Essas foram as duas primeiras licitações do IFSC realizadas pelo Regime Diferenciado de Contratações (RDC).

SONY DSCNa quarta-feira (17), na sala de reuniões dos colegiados, localizada no prédio da TV IFSC e da EaD, foi realizada a assinatura do contrato para a ampliação do Câmpus Caçador. Além da reitora do IFSC, estavam presentes o diretor de Administração, Érico de Avila Madruga; a chefe do Departamento de Obras e Engenharia, Gisele Martins; a chefe do Departamento de Contratos, Ádila Márcia Antunes da Silva da Rosa; e o diretor-geral do Câmpus Caçador, Albertinho Della Giustina.

Os engenheiros civis Vilson Altivo Torres Fenner e Manoel Nagatsuyu estavam representando a empresa vencedora da licitação, a Engetec Brasil, que é de São Bento do Sul. Segundo Vilson, a empresa é especializada em obras de grande porte. “Trabalhamos com indústrias, hospitais e agora também usinas”, conta o proprietário da Engetec. Segundo ele, as obras no Câmpus Caçador iniciam já na próxima semana. O prazo para entrega é de 360 dias.

assinatura_tubaraoJá na quinta-feira, a reitora esteve na Prefeitura de Tubarão, acompanhada pelo diretor de Expansão, Caio Monti e pela diretora-geral do Câmpus Tubarão, Rita de Cassia Flôr, onde foi realizada a assinatura do contrato para a construção do câmpus na cidade. A vencedora da licitação foi a empresa Carlessi Engenharia, do município de Turvo, que estava representada pelo engenheiro César Carlessi.

“Fomos muito bem recebidos na Prefeitura de Tubarão. Todos estão muito ansiosos pela instalação do IFSC na cidade. Por esse motivo, nessa primeira etapa vamos construir apenas uma parte do primeiro bloco, para já podermos ofertar cursos ainda este ano”, conta Maria Clara. A obra, que será iniciada já na próxima segunda-feira, tem uma prazo de 270 dias para ficar pronta.

Sobre o Câmpus Caçador

O bloco 2 do Câmpus Caçador terá cerca de 3,6 mil m² de área construída e contará com quatro pavimentos (térreo, 1º, 2º e 3º andares). O bloco terá nove laboratórios para aulas práticas (extrusão, usinagem, injeção, química, física, plástico, costura, modelagem e bordado), dois laboratórios de informática e doze salas de aula, além de sala de videoconferência e cantina. Com a construção do novo bloco, também será implantado um sistema de captação da água da chuva, que será utilizada nos vasos sanitários. Após a conclusão da obra, o câmpus terá capacidade de atender até 1.200 alunos.

Sobre o Câmpus Tubarão

O primeiro bloco do Câmpus Tubarão terá cerca de 1 mil m² de área construída e contará com duas salas de aula e dois laboratórios de Informática, além de biblioteca e sala dos professores. Nesta primeira etapa o bloco terá apenas um piso, que deve ser ampliado nas próximas fases da obra. Quando estiver totalmente concluído, o câmpus terá cerca de 5 mil m² e deve ofertar cursos técnicos, de qualificação profissional, de graduação e pós-graduação, além de educação de jovens e adultos.

Saiba mais sobre o RDC

O Regime Diferenciado de Contratações foi instituído em 2011 e inicialmente era voltado apenas para as obras da Copa do Mundo, dos Jogos Olímpicos e do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). No ano passado, por meio da Lei nº 12.722, o Governo Federal estendeu o uso do RDC para as licitações e contratos necessários à realização de obras e serviços de engenharia do sistema público de ensino e de saúde.

A modalidade visa ampliar a eficiência nas contratações públicas e a competitividade entre as empresas licitantes. Além disso, promove a troca de experiências e tecnologia e incentiva a inovação tecnológica. O RDC agiliza o processo em, no mínimo, 30 dias em relação à modalidade tradicional.

Foto 2: Prefeitura Municipal de Tubarão

Tags: ,