Exposição conscientiza sobre a responsabilidade individual na preservação do planeta

23. julho 2013 | Escrito por | Categoria: Câmpus Jaraguá do Sul-Centro, Matérias

design vivo exposicao 1Conscientizar as pessoas sobre a importância de cada uma na preservação do planeta. Esse é o objetivo da exposição “Design Vivo”, realizada no Câmpus Jaraguá do Sul com looks produzidos por alunos do curso técnico em Produção e Design de Moda. Reunindo peças produzidas a partir de plantas e materiais recicláveis, a exposição está montada no hall da cantina do câmpus e não há data para que as peças sejam retiradas do local.

Segundo a responsável pelo projeto, Mara Rubia Theis, os alunos utilizaram resíduos do cotidiano – garrafas pet, lacres de latas de alumínio, potes plásticos, papelões, etc – e plantas – como trigo e flores – para montar seis looks capazes de chamar a atenção de quem passa pela exposição. design vivo exposicao 3“Queremos estimular a reflexão sobre a responsabilidade de cada ser humano a partir do seu cotidiano, mostrando que há algo de errado e que, se não fizermos nada, seremos os responsáveis pelas consequências para o planeta. E as ações têm que começar em nossas casas, nossos lares”, explica.

A exposição foi elaborada por 34 alunos da disciplina de Ergonomia e Moda. Inspirados nos ciclos de vida da pintura e da arquitetura e na teoria da cinco peles de Hundertwasser (epiderme, roupas, casa do homem, meio social e planeta), os estudantes aplicaram os conhecimentos de criação de coleções para chegar às peças expostas no câmpus.

design vivo exposicao 4Uma das principais características do projeto foi a utilização de plantas nos looks. “A proposta é mostrar que o planeta é vivo, que precisa de cuidado diário e que cada um de nós faz parte dessa grande casa. Às vezes nos empolgamos com as possibilidades de revolucionar o mundo, mas será que nós percebemos que tudo ao nosso redor é vivo precisa de atenção?”, questiona Mara.

A proposta da exposição, segundo a responsável pelo projeto, vai além do universo da moda. “A indústria da moda é grande geradora do consumismo, mas a ideia de que novos produtos precisam ser comprados para substituírem os antigos aplica-se também a áreas como produtos eletrônicos, carros, eletrodomésticos, entre outros”, destaca.

design vivo exposicao 2Para conferir a exposição “Design Vivo”, basta visitar o Câmpus Jaraguá do Sul (Av. Getúlio Vargas, 830 – Centro), das 7h45 às 22h30, e dirigir-se ao hall da cantina do câmpus. Além de Mara e dos alunos da disciplina Ergonomia e Moda, também participaram do projeto as servidoras Monike Meurer e Emanoela Mardula.

Tags: , ,