Alunas do programa Mulheres Mil tiveram aula com chef francês

2. agosto 2013 | Escrito por | Categoria: Câmpus Gaspar, Matérias

SONY DSCNa última quarta-feira (31) as alunas do programa Mulheres Mil do Câmpus Gaspar do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) receberam o chef francês Fabrice Le Nud, com quem passaram o dia aprendendo receitas de doces. O encontro foi realizado no Laboratório de Gastronomia da Furb, em Blumenau, e marcou o fim da parte profissional do curso de Panificação e Confeitaria.

A gestora do programa no Câmpus Gaspar, Ana Paula da Silveira, conta que a parceria com a Furb foi muito importante para viabilizar o curso, iniciado no dia 11 de julho. “Conseguimos concentrar as aulas da parte profissional durante o mês de julho, aproveitando o período de férias da universidade”, conta. A segunda parte do curso será realizada no Câmpus Gaspar do IFSC e deve ser finalizada em outubro.

SONY DSCO reitor da Furb, João Natel Pollonio Machado, e a vice-reitora, Griseldes Fredel Boos, estiveram presentes no almoço, preparado pelas alunas e pela equipe da professora Suzana Wascheck, coordenadora do curso de Gastronomia da Furb. Os gestores ressaltaram a importância da parceria entre instituições de ensino. “As universidades aparentam ser ambientes fechados mas o que buscamos é justamente o contrário; queremos a diversidade”, disse o reitor. “Essa parceria com o IFSC foi um encontro muito feliz. É um privilégio poder contribuir para a formação dessas mulheres e com isso também cumprir nossa função social”, disse Griseldes, que conheceu o programa quando participou da formatura das primeiras turmas do Câmpus Gaspar, em abril deste ano.

SONY DSCFabrice conta que quando foi apresentado ao programa e convidado a dar uma aula às alunas, aceitou na hora. Sempre engajado em ações sociais e parceiro da Furb desde 2005, o chef conta que se surpreendeu com a diversidade etária entre as alunas do programa. “Essa troca de experiências entre gerações é muito interessante, todas saem ganhando com a experiência de vida e com a percepção das outras participantes”, avalia.

Para a aluna Doracy Skerke, de 55 anos, foi um privilégio aprender com o chef Fabrice. Este é o quarto curso que ela faz no Câmpus Gaspar por meio do programa. “Essa oportunidades valem ouro. A cada dia aprendemos coisas diferentes e conhecemos pessoas novas”, disse.

Sobre o convidado

SONY DSCNascido em Dreux, na França, Fabrice Le Nud começou a trabalhar como aprendiz de confeiteiro aos 14 anos, para ajudar no orçamento familiar. Formado no Centre de Formation d’Apprenti d’Eure et Loir, trabalhou em casas como a prestigiada Dalloyau, uma das maiores confeitarias do mundo. Na década de 80 conheceu o Brasil, onde foi responsável pela cozinha do Hotel Intercontinental. Voltou definitivamente ao país em 1997, para montar a cozinha do Sofitel, em São Paulo. Em 2001, fundou a Pátisserie Douce France, a qual administra até hoje. Fabrice, já naturalizado no Brasil, foi premiado como melhor chef patissier em todas as edições do Prêmio Gula entre 2003 e 2008, e a Douce France foi recebeu o título de melhor confeitaria pela revista Veja em 2003 e 2007. A casa ganhou sua primeira filial em 2003, no Morumbi Shopping, também em São Paulo.

Confira mais imagens da aula na página do IFSC no Facebook.

Fonte: http://www.patisseriedoucefrance.com.br/

Tags: , ,