Câmpus Urupema organiza jornada de educação para o desenvolvimento local

8. agosto 2013 | Escrito por | Categoria: Câmpus Urupema, Eventos, Matérias

O Câmpus Urupema está com 20 vagas abertas para servidores do IFSC para a 1ª Jornada Intermunicipal de Educação para o Desenvolvimento Local. O evento ocorre no Clube 3 de Maio, em Urupema, em 26 e 27 de agosto, e vai discutir territórios, identidades, sustentabilidade, trabalho e educação do campo.

jornadaurupemaOs servidores do IFSC que tiverem interesse em participar do evento podem entrar em contato com as professoras Luciane Bittencourt de Oliveira ou Jaciara Zarpellon Mazo pelo telefone (49) 3236-1255 ou e-mails luciane.oliveira@ifsc.edu.br e jaciara.mazo@ifsc.edu.br.

A I Jornada Intermunicipal de Educação e Desenvolvimento Local é organizada pelo IFSC em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Urupema. É um evento de formação de professores que contará com a presença de cerca de 170 profissionais da educação que atuam na região serrana do estado. Os objetivos do evento são: integrar os pequenos municípios da Serra Catarinense que têm características rurais para refletir sobre seu território e a educação do campo, possibilitar a formação continuada em educação do campo para professores da Serra Catarinense e promover o debate sobre educação e desenvolvimento local nas cidades de pequeno porte.

“Não é possível pensar a educação desvinculada do entorno social, cultural e histórico local. Se queremos uma educação emancipadora, o primeiro passo é reconhecer o espaço onde se encontram os sujeitos das práticas sociais em que a escola está inserido. Por isso, esse evento busca refletir o território, o contexto rural e os significados que um câmpus do IFSC tem nesse espaço”, diz Luciane Bittencourt de Oliveira, coordenadora do evento.

O evento terá palestras e mesas temáticas. A professora Lucília Machado, do Centro Universitário UNA, de Minas Gerais, faz palestra sobre a educação profissional no contexto rural. Já os professores Antonio Munarim, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e o Geraldo Locks, da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac), participam de mesa temática sobre educação do campo e territórios.

Confira abaixo a programação completa do evento.

26 de agosto
13h – Credenciamento
13h30 –  Abertura
14h – Palestra “A missão da educação profissional em contextos de campo”, com Lucília de Souza Machado (UNA/MG)