Câmpus São Miguel do Oeste é homenageado na Alesc

9. outubro 2013 | Escrito por | Categoria: Câmpus São Miguel do Oeste, Matérias

SONY DSCNesta terça-feira (8), o Câmpus São Miguel do Oeste do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) foi homenageado na Assembleia Legislativa do Estado (Alesc), como reconhecimento à sua contribuição ao desenvolvimento da agroecologia no estado. O ato parlamentar foi proposto pelo deputado Padre Pedro Baldissera, presidente do Fórum Permanente da Agricultura Agroecológica Sustentável da Alesc.

Cerca de 25 entidades foram homenageadas, entre elas diversas associações e cooperativas de agroecologia do estado. O Câmpus São Miguel do Oeste foi representado no ato pelo professor Diego Albino Martins, coordenador do projeto de extensão “Certificação da qualidade orgânica por ‘organismos de controle social’ – viabilizando a valorização da produção agrícola familiar”.

Sobre o projeto

SONY DSCO projeto coordenado por Diego foi um dos apoiados por meio do Programa Institucional de Apoio a Projetos de Extensão (Aproex) e foi executado no segundo semestre de 2012. O trabalho resultou na primeira Organização de Controle Social (OCS) de Santa Catarina. “Até 2009, a única forma de se conseguir a certificação de produto orgânico era por meio de auditoria, em que o agricultor precisava pagar a visita de um técnico. Muitos agricultores familiares não tinham condições de arcar com essa despesa, que é bem alta, e acabavam não tendo o seu produto reconhecido como orgânico”, conta Diego.

SONY DSCCom a mudança na legislação, surgiram outras possibilidades de certificação, sendo uma delas a OCS. No ano passado, em parceria com a Associação Central de Microbacias de Guaraciaba, foram mapeadas seis propriedades familiares que já trabalhavam com produtos orgânicos, mas ainda não tinham a certificação. Após a realização de vários estudos nessas propriedades, a fim de comprovar a produção orgânica, foi fundado o Grupo de Orgânicos de Guaraciaba (GOG) e, em abril deste ano, os seis produtores rurais receberam seu certificado.

“Pra mim é um orgulho muito grande, como professor e como servidor público, fazer parte desse processo e poder contribuir para que agricultores familiares sejam inseridos no mercado. A certificação também garante renda para as famílias, pois prevê a preferência na venda para o governo, com um acréscimo de 30% sobre o valor comercializado”, comemora Diego.

Além dele, o projeto contou com o trabalho de mais quatro bolsistas: Fernanda Secco (1ª à esquerda na foto abaixo), Jair Kroetz, Jennifer Amorim e Daiana Luzzi, todos estudantes do curso técnico de Agroecologia, hoje já formados.

Homenagem aos agricultores

SONY DSCOs seis agricultores familiares beneficiados com o projeto também foram homenageados no ato, pelo pioneirismo no estado. Um deles é o agricultor Antônio José Knob (2º à direta na foto), acompanhado da esposa, Marlize Knob. Eles produzem orgânicos há cinco anos e a certificação trouxe um incremento na renda da família. “Hoje grande parte da nossa produção vai para a merenda escolar. O restante vendemos para lanchonetes da cidade”, conta Antônio, que produz alface, cenoura, repolho, couve e tomate, todos orgânicos.

Aproex 2014

O Programa Institucional de Apoio a Projetos de Extensão (Aproex) está com inscrições abertas até o dia 9 de novembro e apoiará financeiramente a realização de até 45 projetos de extensão entre março e agosto de 2014. Para mais informações, acesse o edital.

Tags: ,