Alunos do Câmpus GW são finalistas do Prêmio Ciser de Inovação

1. novembro 2013 | Escrito por | Categoria: Câmpus Jaraguá do Sul-Rau, Matérias

gw_premioDos nove trabalhos finalistas do Prêmio Ciser de Inovação deste ano, dois são de alunos do Câmpus Geraldo Werninghaus do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Valnei Kohlrausch e Hione Cleder Wavrzynczak, com o projeto “Fixador Versátil no Tools”, e Jairo Nunes dos Santos e Joacir Luiz Kreis, com o projeto “Abraçadeira Manual de Aperto Central”, são do Curso Superior de Tecnologia em Fabricação Mecânica. (Na foto, os alunos Valnei e Jairo). Nesta edição, o prêmio recebeu 133 inscrições de 10 estados brasileiros com propostas de novos produtos e aplicações para sistemas de fixação.

Os trabalhos do Câmpus GW foram desenvolvidos na disciplina de Desenvolvimento de Produtos, no 3º semestre do curso. O professor Edson Maciel Teixeira afirma que o objetivo da participação no prêmio foi aproximar o ensino da realidade do mercado de trabalho. “Parte dos nossos alunos seguirá na área de projetos e se possuem trabalhos como uma metodologia bem definida e já aprovados pela comunidade, poderão demonstrar que estão mais preparados profissionalmente, conquistando as melhores vagas.”

Ele destaca que os alunos são os únicos representantes de Santa Catarina na categoria curso Superior, Pós-Graduação, Mestrado e Doutorado.

Sem ferramentas

Foi com bastante surpresa que Valnei Kohlrausch recebeu a notícia de que era um dos finalistas do prêmio. Ele e o colega Hione Wavrzynczak desenvolveram um fixador que substitui o conjunto bucha/parafuso na fixação de quadros, relógios de parede e outros objetos em ambientes residenciais. “Ficamos surpresos e felizes pelo reconhecimento de um trabalho que foi feito com muita dedicação”, afirma.

Já os alunos Jairo Nunes dos Santos e Joacir Luiz Kreis desenvolveram uma abraçadeira para mangueiras de uso comum que permite seu aperto de forma mais segura e rápida, sem o uso de ferramentas.

O professor Edson lembra que o prêmio é um modelo de valorização de trabalhos de estudantes de todo país. “Existem universidades que fazem esforços para desenvolver projetos para o prêmio.” Ele espera que a indicação dos dois trabalhos desperte ainda mais o interesse de outros alunos.

Premiação

Os finalistas terão a oportunidade de conhecer a fábrica da Ciser em Joinville – a empresa é a maior fabricante de parafusos da América Latina. Os trabalhos selecionados serão apresentados aos jurados no dia 27 de novembro, quando os participantes terão 20 minutos para defender suas ideais e mais 15 minutos para responder questionamentos e fazer demais comentários.

O evento de premiação está marcado para o dia 28 de novembro na Sociedade Harmonia Lyra, em Joinville. O principal objetivo do prêmio é promover a integração entre estudantes e o mercado de trabalho, valorizando a pequisa, o talento e a dedicação de alunos e professores.

Tags: ,