Trabalhos do Câmpus Joinville chamam atenção na 1ª Feira de Inovação e Tecnologia

8. novembro 2013 | Escrito por | Categoria: Câmpus Joinville, Eventos, Matérias

joinville_roboTrês experimentos feitos por alunos do Câmpus Joinville do IFSC foram expostos na 1ª Feira de Ciências, Inovação e Tecnologia, na Expoville. Um deles, o robô feito com peças de Lego que soluciona o cubo mágico, foi um dos que mais chamou a atenção entre os 160 trabalhos apresentados. Durante os dois dias do evento (6 e 7 de novembro), o estande ficou lotado de crianças e adultos interessados no robô que soluciona o que muita gente já tentou diversas vezes.

Ele foi construído com peças de Lego e conta com um programa de computador. O bolsista Lucas Schulze foi o responsável pela construção e acabou dando várias entrevistas para jornais de Joinville que divulgaram o trabalho como um dos exemplos de inovação.

Para o professor-orientador Miguel Tobias Bahia, a participação na feira estimula o interesse pela Ciência e possibilita aos estudantes conhecer outros projetos e trocar experiências.

Para auxiliá-los na apresentação ao público, os estudantes Hector Paradela e Leandro Jun Kimura, que fazem parte do projeto de robótica do câmpus, também se revezaram no estande.

Batedeira e canhão com materiais recicláveis

joinville_canhoCom uma bomba de bicicleta e um cano de PVC o estudante Samuel Ferraz, do 5º módulo do Técnico em Mecânica, mostrou vários princípios físicos, como alcance, pressão, velocidade e força de impacto. “Na sala de aula temos que imaginar como tudo isso funciona e nem sempre imaginamos da forma correta. Com o experimento a gente vê exatamente o que acontece”, afirma. O canhão joga bolinhas de pingue-pongue a metros de distância.

O professor de Física do câmpus, Fernando Guesser, afirma que os alunos foram incentivados a construir experimentos para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que ocorreu em outubro. “Aproveitamos para inscrever na Feira e acabou sendo um dos selecionados.” O experimento foi construído também pelo aluno Jonathan Amancio.

joinville_batedeiraOutro trabalho feito com materiais que iriam para o lixo é uma batedeira. Os colegas Gabriel da Silva, Igor Calegari e Ramon Nass fizeram milk-shake na Feira. Para construir o experimento usaram uma fonte de computador, o motor de uma impressora velha e um interruptor. Thanara Correa e Kalena Morais também fazem parte da equipe.

Feira de Inovação

A feira buscou estimular em estudantes, desde o ensino infantil ao ensino superior, a vontade de inovar e criar alternativas para a aplicação prática de conceitos estudados em sala de aula. A iniciativa foi organizada pelo Conselho de Inovação de Joinville (Comciti).

Tags: , ,