Câmpus Araranguá elege primeira gestão do grêmio estudantil

14. novembro 2013 | Escrito por | Categoria: Câmpus Araranguá, Matérias

votacao_ararangua2Na última sexta-feira (8), o Câmpus Araranguá do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) elegeu pela primeira vez a gestão do seu grêmio estudantil. A eleição teve 91 votantes e a chapa única “Unidos pelo IFSC” teve 87,92% dos votos válidos.

A diretoria eleita do grêmio é formada por: Fernando Justino da Silva Dias (presidente); Liz Netto (vice-presidente); Mickaela Feliciano Cardoso (1ª secretária); Henrique Réus Garcia (2º secretário); Daniel da Silva Martins, (1º tesoureiro); Victor Scheffer (2º tesoureiro); Bruno Machado Pacheco (secretária de ações acadêmicas); e José Cardoso da Silva Neto (secretário de cultura, esporte e lazer).

O presidente do grêmio conta que a motivação para se candidatar ao cargo veio pelo fato dos alunos não participarem das decisões do câmpus. “Isso me incomodava muito. Quando os servidores Alexandre Rocha e o Mozart Maragno deram o passo inicial para nos auxiliar na fundação do grêmio fui presidente da comissão provisória, e essa responsabilidade fez com que eu tivesse vontade de assumir o cargo para continuar ajudando os alunos”, conta Fernando, que nunca havia participado de uma organização estudantil antes.

A principal proposta da chapa eleita é ampliar a participação dos alunos nas decisões tomadas pelo câmpus. Além disso, os alunos também reivindicam uma sala de estudos separada da sala de descanso e jogos, pensando nos estudantes que passam o dia inteiro no câmpus.

A primeira atividade do grêmio será um concurso cultural para escolha da logo. “Isso irá aproximar os estudantes do grêmio, já que ainda não temos essa cultura aqui”, explica Fernando. Outra atividade já programada é a realização dos jogos de integração, que reunirá alunos e servidores do câmpus.

Debates com alunos

debate_gremioNo dia 5 de novembro foram realizados, nos três períodos, debates com os alunos para discutir as principais propostas da chapa. Segundo Fernando, os estudantes participaram ativamente das discussões. “Os alunos perguntaram muito e já fizeram vários pedidos. Isso nos deu ainda mais ânimo de trabalhar para os estudantes. Outra coisa interessante do debate foi o grande apoio que o diretor Olivier Allain nos deu para criar o grêmio”, lembra o presidente.

O coordenador de Extensão e Ralações Externas do Câmpus Araranguá, Alexandre Rocha, acompanhou todo o processo desde o início. “Quero parabenizar os candidatos e os alunos que participaram dos debates e que votaram. Parabéns também à comissão eleitoral, que demonstrou muita organização e responsabilidade na condução do processo”, comemora.

Tags: ,

Os comenários não estão permitidos.