Professoras do IFSC são finalistas de concurso nacional de gastronomia

14. novembro 2013 | Escrito por | Categoria: Câmpus Florianópolis-Continente, Gestão de Pessoas, Matérias
Professoras Anita (esq) e Mariana (dir).

Com receitas criativas e saborosas, as professoras Anita Gusmão e Mariana Martelli, do Câmpus Florianópolis-Continente, conquistaram seus lugares entre os finalistas nacionais do concurso Baker Top Gran Chefs. O concurso reúne receitas de todo o País nas áreas de panificação, confeitaria e chocolateria e, com a chegada à final do concurso, as receitas das professoras do IFSC estarão num livro publicado pela revista Padaria 2000, o qual será lançado no início de 2014. Os ganhadores do concurso serão conhecidos no dia 28 de novembro.

Segundo professora Anita, que está na final da categoria de panificação com uma ciabata rústica de maçãs com linguiça Blumenau, a conquista chegou como uma surpresa. “Fiquei surpresa e muito feliz de estar entre os 10 finalistas. Isso é muito importante para a instituição, pois ter duas professoras entre os 10 melhores do Brasil valoriza nossos cursos, principalmente da área de panificação e confeitaria”, afirma.

receita pao pera 2Já a professora Mariana levou duas receitas às finais do concurso: o Pão Pêra, na categoria panificação, e a Torta Rock’n’Roll, na categoria confeitaria. “Foi uma grande vitória! Agora aguardaremos pelo resultado final do concurso!”, diz.

Ciabata rústica de maçãs com linguiça Blumenau

Segundo Anita, os diferenciais da sua receita estão na fermentação e no sabor. “Utilizei um método indireto, fazendo uma esponja com suco de maçã verde, o que acrescenta um sabor levemente ácido à massa e lembra a fermentação natural. Além disto, é um pão rústico que leva maçã fuji e linguiça Blumenau na composição, e isso dá ao pão uma mistura de aromas e sabores salgado com doce”, descreve.

Para elaborar a receita, Anita procurou aplicar técnicas da panificação que deixassem o pão com uma característica de pão rústico, mas sem precisar de muito tempo de fermentação. Quanto à escolha do sabor, a professora do IFSC buscou valorizar a gastronomia catarinense. “Escolhi com base nos ingredientes produzidos em nosso estado – linguiça Blumenau e maçãs”, explica.

Clique aqui e confira a receita da ciabata enviada pela professora Anita Gusmão.

receita torta 1Pão Pêra e Torta Rock’n’Roll

O pão desenvolvido por Mariana também buscou seu diferencial nos ingredientes. “No pão, eu usei uma formulação de pão rústico que está em alta e acrescentei à massa lâminas de amêndoas, gorgonzola e pêras cozidas no vinho”, descreve. A modelagem do pão também chama a atenção e ajuda a justificar o nome da receita.

receita torta 2Já na Torta Rock’n’Roll, a inspiração veio dos Estados Unidos. “Como o gênero nasceu nos EUA, eu criei essa receita usando ingredientes bem americanos, como o cream cheese, a manteiga de amendoim, o bolo red velvet e o whisky Jack Daniel’s”, detalha.

Confira aqui a receita do Pão Pêra, ou clique aqui e conheça a receita da Torta Rock’n’Roll, ambas da professora Mariana Martelli.

Para saber mais sobre o concurso Baker Top Gran Chefs, acesse o site do evento.

Tags: ,