Capes aprova projeto do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do IFSC

11. dezembro 2013 | Escrito por | Categoria: Câmpus Araranguá, Câmpus Jaraguá do Sul-Centro, Câmpus São José, Matérias

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) aprovou o projeto apresentado pelo IFSC para o Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), que tem o objetivo de aperfeiçoar e valorizar a formação de professores para a educação básica. Serão atendidos 80 alunos dos cursos de licenciatura em Ciências da Natureza ofertados pelo IFSC em Araranguá (habilitação em Física), São José (habilitação em Química) e Jaraguá do Sul (habilitação em Física), que receberão bolsas mensais de R$ 400,00. O programa concederá também bolsas a 15 professores da rede pública dos municípios atendidos e a sete docentes do IFSC.

Com início previsto para o primeiro semestre de 2014, o projeto terá duração de quatro anos, prorrogáveis por mais quatro. O investimento anual no programa será de R$ 700,5 mil, incluídas as bolsas e custeio.

Por meio do PIBID, os bolsistas de iniciação à docência desenvolvem atividades em escolas públicas, contribuindo para melhorar as condições dessas instituições e vivenciando a prática da atividade docente. Os projetos são supervisionados pelos professores da escola, que também recebem bolsas da Capes, e orientados por professores do IFSC. O projeto prevê o desenvolvimento do projeto num total de 15 escolas municipais em Araranguá, Balneário Arroio do Silva, Palhoça, São José e Jaraguá do Sul.

O IFSC já desenvolve um projeto pelo PIBID, que teve início em 2010 e está em fase de conclusão. Nesse projeto, os alunos dos cursos de licenciatura em Ciências da Natureza dos câmpus São José, Araranguá e Jaraguá do Sul atuaram em 14 escolas municipais.

Clique aqui para acessar a página do PIBID da Capes.

Clique aqui para acessar as informações sobre o PIBID do IFSC.

Tags: ,