Novo ministro da Educação toma posse em Brasília

3. fevereiro 2014 | Escrito por | Categoria: Governo Federal, Matérias

dilma_paim_03022014Tomou posse nesta segunda-feira (3), no Palácio do Planalto em Brasília, o novo ministro da Educação, Henrique Paim. A cerimônia de posse contou com a presença da presidente Dilma Rousseff, que empossou ainda outros três ministros: Aloizio Mercadante, ex-ministro da Educação que assumiu a Casa Civil; Arthur Chioro, como ministro da Saúde; e Thomas Traumann, na Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República.

Dilma pediu aos novos ministros que atendam a uma única orientação: “Trabalhar, trabalhar muito, trabalhar pelo Brasil e pelos brasileiros”. A presidente destacou o empenho dos ex-ministros à frente de programas que contribuem para o projeto estratégico de desenvolvimento do país. Na área da educação, ela apontou a dedicação de Mercadante à frente dos programas Ciências Sem Fronteiras, de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.

Sobre Henrique Paim, a presidente disse que o ministro deve atuar com a mesma competência com a qual exerceu a função de secretário-executivo do MEC. Dilma destacou ainda a dedicação de Paim na missão de ampliar o acesso e a qualidade da educação brasileira.

Apoio à Rede Federal

Durante a cerimônia de transmissão de cargo, o novo ministro da Educação destacou a importância da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Como secretário-executivo do Ministério da Educação (MEC), Paim participou da construção dos institutos federais.

O novo ministro afirmou que reconhece a qualidade da educação profissional e tecnológica ofertada pelos institutos federais. Também defendeu a expansão da Rede Federal e a continuidade do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). “Renovo o compromisso com os institutos federais pela expansão”, disse. “E reafirmo o compromisso de seguir com a parceria”, concluiu.

Paim destacou ainda sua trajetória de dez anos da Educação, o compromisso para a aprovação e cumprimento do Plano Nacional de Educação (PNE) e o fortalecimento das ações destinadas à formação de professores.

Durante pronunciamento, o ex-ministro da Educação Aloizio Mercadante, que assumiu a Casa Civil, afirmou que os institutos federais são o eixo estruturante do Pronatec. Ele ressaltou ainda os avanços proporcionados pela implantação da política de cotas e a aprovação dos royalties para a educação.

Sobre o ministro

Henrique Paim, 47 anos, natural de Porto Alegre, é formado em economia. Desde 2006, ocupava o cargo de secretário-executivo do MEC. Exerceu as funções de presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), de 2004 a 2006; subsecretário especial do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Presidência da República, em 2003; secretário estadual de coordenação e planejamento do Rio Grande do Sul, em 2002; coordenador de relações internacionais da prefeitura de Porto Alegre, em 2001. Também foi secretário municipal de captação de recursos e cooperação internacional de Porto Alegre, de 1995 a 2000; analista de projetos do Banco de Desenvolvimento do Estado do Rio Grande do Sul (Badesul), de 1988 a 1994. É professor de economia do Centro Universitário La Salle (Unilasalle), licenciado.

Fonte: site do MEC e site do Conif
Fotos: Roberto Stuckert Filho/PR e Diego Rocha / MEC