Semestre letivo 2014/1 inicia em 14 câmpus

12. fevereiro 2014 | Escrito por | Categoria: Câmpus Araranguá, Câmpus Caçador, Câmpus Chapecó, Câmpus Florianópolis-Continente, Câmpus Garopaba, Câmpus Gaspar, Câmpus Itajaí, Câmpus Jaraguá do Sul-Centro, Câmpus Joinville, Câmpus Lages, Câmpus São José, Câmpus São Miguel do Oeste, Câmpus Urupema, Campus Xanxerê, Matérias

Esta semana, 14 câmpus do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) deram início ao semestre letivo 2014/1. Os câmpus Araranguá, Caçador, Chapecó, Florianópolis-Continente, Garopaba, Gaspar, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joinville, Lages, São José, São Miguel do Oeste, Urupema e Xanxerê receberam os novos alunos esta semana com diversas atividades.

dsc_0009Os novos alunos dos cursos integrados em Mecânica e Eletroeletrônica do Câmpus Joinville foram recepcionados pela equipe pedagógica nesta segunda-feira, dia 10, primeiro dia de aula. O câmpus recebeu 70 alunos novos, 35 da turma de Mecânica, pela manhã, e 35 estudantes de Eletroeletrônica, no período da tarde. A estudante Ana Carolina Traebert, 14 anos, está iniciando o curso de Eletroeletrônica. Ela escolheu o IFSC pela vantagem de poder cursar o Ensino Médio e o técnico ao mesmo tempo. “Já saio daqui com uma profissão”, argumenta. No primeiro dia de aula, já reencontrou colegas da antiga escola onde estudava. Na quarta-feira, dia 12, foram recepcionados os alunos do curso técnico em Enfermagem e dos cursos superiores de tecnologia em Mecatrônica Industrial e Gestão Hospitalar. Na quinta-feira, dia 13, recebem as boas-vindas os estudantes dos cursos técnicos noturnos de Eletroeletrônica e Mecânica.

100214_recepcaoalunostarde01No Câmpus Lages, os novos alunos foram recebidos pelo chefe do Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão do câmpus, Thiago Meneghel, professores e colaboradores. Os estudantes receberam instruções sobre o funcionamento do câmpus, formas de avaliação, conduta, estrutura de ensino e receberam agendas e manuais do aluno.

nathaliO Câmpus Gaspar organizou uma recepção aos 80 novos alunos dos cursos técnicos integrados em Química e em Vestuário. Eles receberam as boas vindas da direção e foram apresentados à equipe que os auxiliará no decorrer do curso (núcleo pedagógico, coordenadores de curso, assistente de alunos e professores). Sobre a expectativa de estudar no IFSC, a aluna Nathali Maltaoro, ingressante no curso técnico integrado em Vestuário, espera que o aprendizado auxilie na sua futura profissão. “Espero que as aulas sejam divertidas e que ensinem o que for necessário para a minha profissão. Os professores estão bastante animados e os servidores são muito dedicados”, disse. A aluna destacou que escolheu o IFSC por influência familiar. “A filha de uma colega de trabalhao da minha mãe estuda aqui no IFSC e gosta bastante das aulas. Fiz a prova, passe e agora estou aqui”, destaca Nathali.

PúblicoPara marcar o início do semestre, o Câmpus Caçador promoveu uma aula inaugural dos cursos técnicos em Administração e em Informática para 75 novos alunos. O evento foi realizado no Salão Nobre da Casa da Cultura e contou com a palestra do professor convidado Saul José Bento, que falou sobre o perfil do técnico em Informática e do técnico em Administração, sobre a evolução dos profissionais dessas áreas ao longo do tempo, sobre empreendedorismo e as possibilidades em cada carreira. O evento teve a presença do diretor-geral do Câmpus Caçador, Albertinho Della Giustina; do chefe do Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão do câmpus, Luiz Alberto Vicari; e do Pró-Reitor de Extensão e Relações Externas do IFSC, Golberi de Salvador Ferreira.

CIMG1615Já o Câmpus Garopaba promoveu na noite de segunda-feira (10) uma reunião entre os pais dos estudantes dos cursos técnicos em Informática e em Biotecnologia, a equipe pedagógica e os professores do câmpus. A chefe do Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão, Cristine Costa, coordenou o encontro, que teve como objetivo acolher as famílias e apresentar a estrutura e o funcionamento dos cursos. Também participou da reunião a direção da Escola de Educação Básica Maria Corrêa Saad, que é parceira do IFSC na oferta dos cursos.

inicio_araranguaO Câmpus Araranguá recebeu alunos calouros e veteranos dos cursos técnicos em Produção de Moda, Eletromecânica, Têxtil e Vestuários, além dos alunos do curso superior de Licenciatura em Física e FICs (Formação Inicial e Continuada). Segundo a professora Rosabel Bertolin, coordenadora dos cursos técnicos integrados, foi gratificante rever nossos alunos e acolher a tantos alunos novos. “Neste primeiro dia os alunos veteranos têm aulas normais. Já os calouros recebem orientações diversas e passam a conhecer os laboratórios e espaços do câmpus”, conta.

Outros câmpus

Nos câmpus Florianópolis e Criciúma, o semestre letivo terá início na próxima segunda-feira (17). O Câmpus Florianópolis-Continente já iniciou as atividades esta semana. Porém, as aulas dos cursos superiores de Gastronomia e de Hotelaria terão início no dia 24 de fevereiro. O Câmpus Itajaí também já recebeu os novos alunos. Porém, as aulas estão suspensas até a próxima semana, dia 17, devido ao processo de mudança da estrutura do curso de Eletroeletrônica para outro prédio e readequação das salas da sede provisória.

Confira mais imagens do início do semestre na página do IFSC no Facebook.

Tags:

Os comenários não estão permitidos.