IFSC e Prefeitura de Gaspar lançam projeto para desenvolvimento da piscicultura

20. fevereiro 2014 | Escrito por | Categoria: Câmpus Gaspar, Matérias

foto2Na última terça-feira (18) o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e a Prefeitura de Gaspar assinaram uma parceria para a execução do Projeto de Desenvolvimento da Piscicultura, aprovado em uma chamada do CNPq no ano passado. O evento aconteceu no Auditório do Paço Municipal e contou com a presença do pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do IFSC, Mario de Noronha Neto; do diretor-geral do Câmpus Gaspar, Sérgio Seitsi Uda; e da vice-prefeita de Gaspar, Mariluci Deschamps Rosa, entre outras autoridades e interessados.

O pró-reitor do IFSC ressaltou que projetos desse tipo fazem parte das atribuições do Instituto Federal. “Um projeto como esse alia pesquisa aplicada e extensão, pois estende os benefícios à comunidade em que o IFSC está inserido”, destacou Noronha. A vice-prefeita destacou que, além dessa, outras parcerias ainda serão firmadas entre o IFSC e a prefeitura, devido à importância do Instituto para o desenvolvimento da região.

Após o ato de assinatura, a coordenadora do projeto, Graciane Regina Pereira, juntamente com o representante da Secretaria de Agricultura, Henrique Pires da Silva, apresentaram o projeto à comunidade. Reunindo várias ações, o projeto tem como principal objetivo a criação do Núcleo de Pesquisa Aplicada à Pesca e Aquicultura, buscando o aumento de produção e contribuindo para o desenvolvimento da sustentabilidade socioeconômica e ambiental do município de Gaspar.

Sobre o projeto

Segundo a coordenadora do projeto, a demanda surgiu da Prefeitura de Gaspar, por conta do potencial da atividade no município e da necessidade permanente de capacitação e assistência técnica. “Hoje, a Associação dos Aquicultores do Município de Gaspar conta com 20 associados. A ideia é criar um Núcleo de Pesquisa Aplicada à Pesca e Aquicultura, que irá envolver prioritariamente esses produtores”, conta Graciane.

foto4O município de Gaspar tem grande potencial para o desenvolvimento da aquicultura em tanques escavados devido a sua condição climática, proximidade com os centros consumidores, reserva de água abundante e relevo que favorece o cultivo de peixe de água doce. “Atualmente, a produção do município passa das 400 toneladas anuais, contando somente com os 20 produtores profissionais. Os piscicultores contam ainda com um mercado bastante promissor, vendendo seu peixe para pesque pagues ou agroindústrias”, explica a coordenadora.

A primeira atividade prevista é o cadastramento dos produtores em um formulário específico que servirá para desenvolver outras atividades, como por exemplo, a criação de um software de gerenciamento da atividade de piscicultura como ferramenta de gestão e de inclusão digital. Além disso, um curso de formação inicial e continuada está em fase de elaboração para ser ofertado ainda esse ano.

Fotos: Prefeitura de Gaspar

Tags: , ,