“Entrei no ensino superior: e agora?” foi tema de mesa redonda no Câmpus Geraldo Werninghaus

28. fevereiro 2014 | Escrito por | Categoria: Câmpus Jaraguá do Sul-Rau, Matérias

gweditadaOs alunos do primeiro módulo do curso superior de tecnologia em Fabricação Mecânica do Câmpus Geraldo Werninghaus, em Jaraguá do Sul, participaram de uma “Mesa Redonda” com técnicos administrativos e professores no dia 26 de fevereiro.

“Entrei no ensino superior: e agora?” foi o tema do encontro, que teve como objetivo esclarecer os estudantes sobre os papéis a serem desempenhados por professores e alunos em um curso de nível superior, bem como conhecer as expectativas e dúvidas dos ingressantes no IFSC.

No início da mesa redonda, cada estudante recebeu um questionário com perguntas diferenciadas sobre o que acreditavam ser o papel de um curso superior, do professor e do aluno, que serviram de base para o debate. Após, foram apresentados à equipe docente e cada professor falou um pouco sobre o curso, suas histórias de vida e até estatísticas sobre a importância da formação no mercado de trabalho.

gweditada_2Segundo o coordenador da mesa redonda, o técnico em assuntos educacionais Ivaristo Antonio Floriani, o objetivo foi criar uma ruptura entre a escolarização básica e o ensino superior. “Eles precisam entender que o ensino superior é um diferencial, que eles fazem parte de um grupo minoritário. Também enfatizamos que essa fase de formação exige outra postura, do aluno e do professor. O professor vai trabalhar com o ensino, a pesquisa e a extensão, e o aluno não pode mais ficar esperando que ele apenas repasse conhecimentos”, afirma.

A mesa redonda também foi um momento dos alunos receberem informações importantes sobre o funcionamento da vida acadêmica e esclarecerem dúvidas.

Tags: , ,