Assinado contrato para conclusão da sede definitiva do Câmpus Itajaí

21. março 2014 | Escrito por | Categoria: Câmpus Itajaí, Matérias

SONY DSCDepois de um longo período de espera e angústia, foi assinado na tarde de ontem (20), o contrato para conclusão da sede definitiva do Câmpus Itajaí do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). A assinatura foi realizada simbolicamente na própria obra, que está paralisada desde novembro de 2010.

Os servidores do Câmpus Itajaí compareceram em peso no local, que também contou com a presença da reitora do IFSC, Maria Clara Kaschny Schneider, do diretor de Administração, Rafael Zanin, de representantes da empresa vencedora da licitação (Concretil Construções Ltda) e autoridades locais.

SONY DSCEmocionada, a reitora do IFSC lembrou que, durante esses mais de três anos em que a obra esteve paralisada, a maior afetada foi a sociedade itajaiense. “Ainda não acredito em tudo que aconteceu aqui. Não foi justo com nossos servidores, alunos e nem com a sociedade de Itajaí. Devíamos estar há três anos instalados neste local. Imaginem quantas pessoas deixamos de formar durante esse tempo, ainda mais em uma região que não possui nenhuma opção de graduação gratuita”, disse Maria Clara.

Apesar de todo prejuízo causado ao IFSC e à sociedade, Maria Clara se mostrou otimista em relação à contratação da nova empresa. “Tenho certeza que essa empresa, sendo daqui de Itajaí, fará jus ao compromisso que tem com a cidade. Acredito que tempos melhores estão por vir, tanto para o IFSC quanto para a cidade de Itajaí”, concluiu a reitora.

assinatura_itajai_empresa2O diretor técnico e sócio da Concretil, Maurício de Souto Goulart, esclareceu que a empresa já elaborou um cronograma semanal de atividades. “Os jovens de Itajaí já sofreram demais pela falta desta obra. Vamos entregá-la dentro do prazo previsto e isso não é uma promessa; é uma jura”, disse.

SONY DSCA aluna do segundo módulo do curso técnico em Aquicultura, Lilian Gomes Barreto, é representante dos discentes no Colegiado do Câmpus. Nascida no Rio de Janeiro, mas moradora de Itajaí há 19 anos, Lilian acredita que a conclusão da obra irá mudar a vida de muitas pessoas. “A oferta de ensino técnico gratuito aqui na região vai ser um grande avanço. Os jovens vão poder se preparar melhor para o futuro, para entrar em uma universidade federal e conseguir empregos melhores. Com isso, eles servirão de exemplo para outros jovens e adolescentes. Com certeza, irá aumentar a perspectiva de vida de muita gente”, avalia a aluna.

A empresa contratada deve iniciar as atividades no local já na próxima segunda-feira (24). A partir desta data, o prazo para entrega da obra é de 330 dias.

Entenda o caso

itajai1Em 2008, o então Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet-SC) lançou edital de concorrência para construção da Unidade Itajaí. A empresa contratada, Construtora Costa Azul, não cumpriu o prazo de entrega da obra, o que gerou a aplicação de uma multa no valor de R$ 580 mil, prevista no contrato. A construtora então entrou na Justiça contra o IFSC, pedindo a suspensão da aplicação da multa.

Com a obra paralisada desde novembro de 2010, o IFSC tentou lançar uma licitação em maio de 2012, a fim de contratar outra empresa para concluir a obra. No entanto, a Construtora Costa Azul requereu e obteve do juiz uma liminar que impedia a contratação de uma nova empresa. Em setembro de 2013, uma decisão judicial suspendeu essa liminar, possibilitando que o IFSC lançasse uma nova licitação para dar continuidade à obra.

Sobre o Câmpus Itajaí

O Câmpus Itajaí funciona provisoriamente, desde 2010, em um prédio alugado na rua Tijucas, no centro da cidade, onde atende cerca de 400 alunos por semestre. No início deste ano, as estruturas do curso de Eletroeletrônica foram transferidas para outro prédio alugado, na avenida Marcos Konder. Atualmente, oferta os cursos técnicos em Aquicultura, em Eletroeletrônica e em Pesca, além de cursos de qualificação, inclusive por meio do Pronatec.

A sede definitiva do Câmpus Itajaí será na Avenida Vereador Abrahão João Francisco, nº 3.899, bairro Ressacada, ao lado da Câmara de Vereadores. Após a conclusão da obra, o câmpus terá quatro blocos de três andares (térreo, 1º e 2º andares), auditório e cantina, totalizando mais de 6 mil m² de área construída, e terá capacidade para atender cerca de 1.200 alunos. Com a estrutura finalizada, o câmpus deve ofertar novos cursos, como o técnico integrado em Mecânica e o superior de tecnologia em Mecatrônica.

Tags: ,