Câmpus realizam atividades em comemoração ao Dia Mundial da Água

28. março 2014 | Escrito por | Categoria: Câmpus Gaspar, Câmpus Lages, Câmpus São Miguel do Oeste, Matérias, Reitoria

220314_caraha05Para marcar a passagem do Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março, os câmpus Gaspar, Lages e São Miguel do Oeste do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) realizaram atividades. O tema definido pela Organização das Nações Unidas (ONU) para este ano foi “Água e Energia”, já que a geração hidrelétrica, nuclear e térmica precisa de recursos hídricos.

Os alunos do curso de Agroecologia do Câmpus Lages participaram de uma mobilização realizada pela prefeitura chamada Projeto Margem Limpa. Com o objetivo de chamar a atenção para a preservação de mananciais, afluentes e rios, a ação visou a limpeza e coleta de lixo ao longo do leito do rio Carahá, que se estende por toda a Avenida Belizário Ramos no perímetro urbano de Lages.

220314_caraha03Segundo a professora Luciane Costa, isso demonstra a preocupação dos estudantes e do IFSC em contribuir com a comunidade. “Mostraram todos, sem exceção, que precisamos participar ativamente na vida real, servindo a sociedade e não isolados nos muros das instituições”, disse. Neste ano, a limpeza do rio Carahá, que tem nove quilômetros de extensão, gerou quase uma tonelada de lixo.

smoO Câmpus São Miguel do Oeste participou de uma atividade em conjunto com outras instituições no Calçadão do Centro. O objetivo é fazer uma mobilização intensa para conscientização da problemática referente a utilização da água e da forma como ela é armazenada. O câmpus apresentou um projeto de hidroponia, utilizando garrafas pet e canos de PVC, e distribuiu mudas de rúcula e de alface. Além disso, o grupo de teatro do câmpus “Corda Bamba” esteve presente fazendo pinturas em crianças que transitaram pelo evento.

mostra2O Câmpus Gaspar participaria de uma programação municipal com várias atividades nos rios da cidade, mas a atividade foi cancelada devido ao alto nível dos rios, o que poderia causar algum acidente com os alunos participantes. No câmpus, foi realizada uma pequena exposição sobre o tema, exibida no hall. Para a conscientização dos alunos, foram organizadas duas sessões de exibição do filme “Conflito das águas, baseado em história real de um conflito na Bolívia”.

DIA MUNDIAL DA AGUA 2014_WEB-04Na Reitoria, os bebedores foram interditados e os servidores orientados a buscar água na copa do andar térreo, onde havia o cartaz ao lado com orientações sobre o uso racional da água. Segundo o coordenador do programa IFSC Sustentável, Felipe Cintra, o objetivo foi chamar a atenção dos servidores para o tema. “A ideia da ação foi incentivar os servidores a refletirem acerca da necessidade de preservação da água a partir de pequenas modificações nos hábitos cotidianos”, explica.

Tags: ,